sábado, 26 de março de 2011

Luis Gonzaga - Primeira aula

Decorreu ontem, dia 25 de Março, na antiga escola primaria da Fonte Grossa, a primeira de varias aulas que o Senhor Luís Gonzaga tem agendadas para este ano.

Apesar de ter sido pessoalmente convidado pelo Sr. Luís Gonzaga para assistir a estas sessões esclarecedoras, e com muita pena minha, não pude estar presente por motívos pessoais e laborais, mas é com todo o prazer que vos deixo um breve resumo desta sessão. Espero com esta breve descrição desperte a curiosidade de todos por estes temas.

Pouco passavam das 21 horas quando as cerca de 3 dezenas de pessoas que se deslocaram a escola começaram a ouvir Luís Gonzaga.

A aula foi sem duvida bastante instrutiva, tendo na sua primeira aula abordado vários temas, sobressaindo o infinitamente pequeno e infinitamente grande, de onde se destaca as partículas, o átomo, etc. Ficou demonstrado que a partir de uma simples e pequena formula (E=mc2) se pode falar horas sobre aquilo que ela representa.

A forma simples e eficaz como explicou os assuntos foram sem duvida muito importantes. Frases como “um homem normal possui matéria capaz de destruir uma cidade” ou “quanto maior for a matéria menos longevidade terá” foram marcantes.

Abordou ainda temas actuais como a catástrofe recente vivida no Japão, explicando através da química e física o desenrolar do processo da energia atómica, falando da importância do urânio, sua escassez no nosso planeta, e suas características destruidoras. O urânio existente no nosso planeta apenas garante o funcionamento das centrais nucleares por 80 anos, isto partindo do principio que não surgirão mais.

Também abordou algumas curiosidades cientificas, o nascimento de tudo aquilo que conhecemos hoje (Big- Bang) – teoria do desenvolvimento do universo, etc, dedicando a parte final da aula a responder a questões que lhe quisessem colocar.

Foi sem duvida um bom inicio de noite, onde ficou provado que a sabedoria e o conhecimento não se aprendem apenas nas escolas, mas que o mais importante e a vontade em aprender.

Um Bem-haja ao Senhor Luís Gonzaga pela sua preocupação que sempre demonstrou pelo meio ambiente, e que agora traduz no ensinamento de como surgiram todas as coisas, e como consequência, como preservar nossos recursos e o Planeta em que vivemos.



Sem comentários:

Enviar um comentário