sábado, 19 de março de 2011

Dia do Pai - Breve reflexão

O Dia do Pai constitui uma homenagem aos pais de todo o mundo. Em Portugal, o Dia do Pai celebra-se a 19 de Março, dia dedicado a São José, pai de Jesus. A criação de um dia de homenagem aos pais terá acontecido nos Estados Unidos, quando Sonora Luise pretendia um dia especial para homenagear o seu pai, William Smart, um veterano da Guerra Civil que ficou viúvo quando sua esposa deu à luz o seu sexto filho.

Depois destes poemas dedicados ao dia do pai, veio-me á memória uma história que li ou ouvi, acerca de um casal que, querendo ir de férias descansado, sem preocupações, tomam uma decisão lamentável. Esta história, apesar de não relatar a vida de ninguém em particular, poderia muito bem ter acontecido à nossa beira.

Preparando-se para ir de férias, este casal tem tudo programado, mas na hora de sair, a esposa questiona o marido: “E o meu Pai? E o cãozinho?” O marido, após uns segundos de reflexão responde: “O cão deixamo-lo numa estrada longe de casa, e o teu Pai deixamos nas urgências do Hospital.” Assim fizeram, partindo para férias despreocupados.

No regresso, depararam-se com o cão morto na beira da estrada. Quando foram “levantar” o Pai ao hospital, ao ver as visitas que vinham buscar, deu-lhes uma fotografia sua, deitado na cama no corredor do hospital, dizendo-lhes: “Guardem esta fotografia…”, pergunta a filha: “Para que é Pai?” Ao que o pai responde, muito triste: “Guardem como recordação, porque não sabem como os vossos filhos vos vão tratar quando chegarem à minha idade.”

Nesse momento, a filha e o marido abraçam o Pai, chorando arrependidos e dizendo: “Nunca mais vamos abandonar nenhum animal, nem muito menos o nosso Pai. Aquele que me deu a vida e me ensinou a vivê-la com dignidade, que me iluminou os caminhos obscuros com afecto e dedicação para que os trilhasse sem medo e com esperança. Não basta dizer obrigado àquele que renunciou aos seus sonhos para que eu pudesse realizar os meus. Pela longa espera e compreensão durante longas viagens, não bastaria um muitíssimo obrigado.”

Palavras bonitas não valem nada se em vida não eras amado, ou eras talvez um estorvo, ou mais um velho chato ou rabugento que deixaste de ser útil no meio em que te inserias.

Dia 19 de Março é dia do Pai, não te envergonhes do Pai que tens, respeita-o como tal para mais tarde não te vires a arrepender, quando for tarde demais para que ele te escute.

Dia 19 de Março também é dia de São José, talvez por isso se deva realçar todo o significado da muito rica palavra “Pai”. A quem o tem, é meu desejo que o saiba estimar, e amar!

Quanto a mim, sei o que custa tê-lo perdido, restando-me apenas o sabor amargo de evocá-lo, pelo menos uma vez no ano.

1 comentário:

  1. Que melhor homenagem pode um Pai ter dum filho... Vindo de ti, porque aquilo que dizes hoje, foste enquanto o tiveste vivo, e um elogio. Tambem vivi com ele 8 anos em França e muitos sao os dias que recordo as brincadeiras, as longas viagens que faziamos (as vezes mais de 48horas de estrada) para vir ver a familia. Mas infelizmente nem todos podem dizer que o que dizem e escrevem actualmente, fizeram no passado. Todo aquele que abandona um Pai para ir de ferias estara com a consciencia tranquila durante as mesmas? Da minha parte, sempre que vim de ferias, Ele acompanhou-nos. Eu e meu irmao ladeavamo-lo e dormia-mos no seu colo.
    Sao coisas que nunca esquecerei. Se hoje trato e tratarei os meus Pais sempre bem, e porque vi o exemplo do meu tratando do dele.
    PARABENS PELO TEXTO E PELO VIDEO. COMOVENTE MAS REAL.

    Pascoal Antunes

    ResponderEliminar