domingo, 13 de março de 2011

Lavadouros de Santa Marta, o património esquecido - 2.ª parte

Cuidar dos lavadouros públicos é um pequeno passo no respeito pelo legado que nos foi deixado em tempos difíceis, e os casos que vos exponho hoje vêm do lugar de Samonde, onde existem dois lavadouros públicos construídos por volta do ano de 1976 pelo executivo da Junta de Freguesia da altura, cujo presidente era o Sr. Luís Gonzaga.
O Santa Marta Digital aceitou o convite para, em deslocação ao lugar de Samonde, verificar as condições em que se encontram os lavadouros existentes naquele lugar. Nessa deslocação ficou evidente o total abandono por estes equipamentos, outrora essenciais para a população que os rodeava. Foi ainda possível verificar que as águas provenientes de um desses tanques são encaminhadas directamente para o caminho, dificultando ainda mais o percurso pelo acesso em terra batida que o serve.
Como uma imagem vale por mil palavras, deixo-vos aqui publicadas algumas fotografias dos lavadouros de Samonde, que mostram bem o esquecimento que lhes foi “dedicado”, assim como o desperdício desregrado das águas que abastecem estes tanques. Conclui-se ainda com esta deslocação que, no que concerne às águas e saneamento, o lugar de Samonde está a anos da qualidade de vida desejada por muitos, mas apregoadas por aqueles a quem nada falta.
Assim como ouvi de vários moradores de Samonde, tudo o que de bom foi alguma vez concretizado naquele lugar em relação ao aproveitamento de águas, transportes públicos, iluminação pública, a escola primária, o alargamento da estrada entre muitos outros trabalhos que serviram realmente os seus moradores, pode ser agradecido a antigo presidente da junta, Luís Gonzaga.
O Santa Marta Digital pretende ainda deixar aqui um alerta para que a digníssima junta de freguesia repare, pelo menos um dos tanques, que tem uma fuga de água, que debita um caudal considerável, e que só não causa maiores alagamentos dos caminhos porque, segundo moradores próximos, são as pessoas que o utilizam que vão tapando a fuga com terra. Pede-se ainda que dêem um pouco de dignidade ao caminho de acesso deste lavadouro, que mais parece um ribeiro, e até uma limpeza ao próprio ribeiro que o abastece.
Fotos de um dos tanques existentes em Samonde, em que é possível verificar o seu estado, bem como do ribeiro que o abastece e o caminho que o serve.









Fotos da Rua do Monte, também em Samonde, que parece um autêntico ribeiro.







Fotos de outro tanque existente em Samonde, o "Tanque do Povo", cujas águas são encaminhadas para um reservatório que se transformou numa autêntica armadilha, devido às decadas de abandono.



6 comentários:

  1. Amigo Joaquim ao denunciares estas situações estás a prestar um bom serviço à comunidade.Como todos sabem sem pressão nada ou quase nada se faz. Aproveita para trazeres à luz do quotediano estes e outros assuntos ,e ao mesmo tempo demonstraresque SªMarta não é só o miolo ´mas sim toda a sua área...Força.

    ResponderEliminar
  2. Sao imagens lamentaveis. Isto so da razao ao que venho dizendo: esta Junta que se autodenomina "GENTE QUE FAZ" nao fazem nada... Noutro blog ligado a Junta, acerca da colocaçao do fontanario na linha Vale do Lima (que foi mencionado diversas vezes nas assembleias pelo PS), um Santamartense diz o seguinte: "Bonito... Gostei que a Junta de Freguesia colocasse no lugar onde estava o Fontenário. Não seria de esperar outra coisa, estamos a falar de pessoas com responsabilidade."... Esta gente tem responsabilidade? Esta gente nao faz nada alem de zelar os seus interesses. Apesar dos laços que nos unem, devem continuar a denunciar este e outros problemas da Freguesia (que sao as dezenas).
    Pascoal Antunes

    ResponderEliminar
  3. Isto passa-se nesta Freguesia? Desconheço a zona, mas prova que afinal muita coisa esta mal em Santa Marta de Portuzelo. Gonzaga criou e os seguintes nem souberam preservar.
    A.C

    ResponderEliminar
  4. A oposição preocupa-se mais com a freguesia de que os próprios membros da freguesia...Continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  5. As imagens que colocaste sao o retrato da Freguesia. Curioso que no blog POR SANTA MARTA, num artigo sobre o fontanario que colocaram na linha vale do lima, um Senhor tenha escrito, e passo a cita-lo: "Bonito... Gostei que a Junta de Freguesia colocasse no lugar onde estava o Fontenário. Não seria de esperar outra coisa, estamos a falar de pessoas com responsabilidade". Ora, como digo e repito, porque nao sou hipocrita, esta Junta NAO FAZ NADA, e anda a tapar os olhos aos Santamartenses. E uma vergonha que nem saibam preservar o que foi feito. E so os elogiam aqueles que estao cravados pela cunha e pelo favor. Continua a divulgar o que de mal existe nesta Freguesia, e que e muita coisa.
    PASCOAL ANTUNES

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que a oposiçao se preocupa com a Freguesia. So prova o que disse e digo. Quem perdeu as eleiçoes nao foi o Partido Socialista mas sim os Santamartenses. As unicas duas coisas que a Junta de Freguesia de Santa Marta fez em 2011, foram coisas que mencionaste no teu blog e na Assembleia: O fontanario da linha vale do Lima e o lavadouro.
    Deves encher-te de orgulho e continuar o trabalho para que foste eleito: SERVIR SANTA MARTA.

    Pascoal Antunes

    ResponderEliminar