sábado, 14 de janeiro de 2012

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Procuram-se culpados, diz-se por aí, a culpa é deste ou daquele Governo, é desta ou daquela administração, até já ouvi dizer, não será das comissões de trabalhadores?
Entretanto enquanto se procuram os culpados, a empresa vai-se degradando no seu aspecto e também na sua credibilidade como empresa, alguém se preocupou com os trabalhadores, alguém já imaginou o prejuízo que não será para o concelho o fecho desta empresa?
Lembro-me desde muito novo, o interesse de grandes empresas Portuguesas, e estrangeiras que tinham nestes estaleiros, pela sua credibilidade e pelos bons quadros técnicos.
Além de tudo isto, já viram o que era esta empresa fechar portas, além de mandar para a rua centenas de funcionários, o que seria para muitas destas famílias, onde trabalham alguns casais. Mais, é uma empresa de referência em Viana do Castelo, posso dizer que, para mim e para muitos como eu, seria uma grande perda, material e emocional para a nossa Cidade e concelho.
A culpa não morre solteira, porque todos sabem quem foram os culpados, neste momento o que interessa, é salvar esta empresa, para isso o povo tem que se revoltar contra estas ameaças e dúvidas constantes, entendo que não devem ser só os trabalhadores a lutarem por esta causa, mas sim todos os Vianenses devem estar unidos contra esta medida.
Temos que fazer valer as nossas razões, os nossos interesses, mas acima de tudo os interesses desta grande Empresa. Temos que provar que não somos os culpados desta situação, temos que dizer aos políticos que foram eles os maiores culpados, são eles que têm que resolver este atentado maldoso que nos querem fazer.
Em contrapartida ajudam os bancos, o caso do BPN é uma vergonha, os culpados não serão responsabilizados, os milhões que já foram investidos, quem vai pagar? Além de serem todos os políticos culpados, e vermos todos os dias falências, vemos também a EDP a ser vendida para a china, ao mesmo tempo vemos políticos do aparelho a prepararem-se para estar á frente da EDP.
Enquanto escrevo, estou a lembrar-me de ver os 1 500 ou mais, funcionários em fila no campo da Senhora da Agonia, parece que estou a ver Homens de fato á macaca e as Senhoras, á saída e entrada da empresa.
Estando muito indignado com esta situação toda, não posso ficar calado, e faço um apelo a todos os reformados da empresa e aos do activo, para que não deixem que esta maldade se concretize.
 Mas como Vianense faço o mesmo apelo a todos os Cidadãos desta terra Homens Mulheres, e jovens, para que se façam ouvir.
Proponho o seguinte: sei que é muito difícil mas é para bem de todos, alugamos vários autocarros e vamos até Lisboa, acompanhamos todos os funcionários da empresa, incluindo a comissão de trabalhadores. Não deixaremos morrer uma empresa de grande referência local e Nacional, entendo que é uma obrigação de todos nós. Devemos tornar visível aos olhos do mundo, uma total revolta contra todos os políticos que desde sempre, desrespeitaram os trabalhadores, e as empresas de grande referência Nacional.
Em quanto não houver cortes riais em tudo sem excepção, em quanto não deixar de existirem administradores púbicos sem qualidade, a ganharem ordenados exorbitantes, custa-me a entender, como é possível um político é despedido, ou sai do governo por más políticas, e vai para gestor de empresa, porque razão não é castigado por ser mau político, e se fez asneiras deveria ter que pagar por isso.
Joaquim P. Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário