(Para ver o artigo "Visita Pascal" publicado anteriormente, clique aqui)
Como havia prometido, venho partilhar mais um pouco do meu testemunho como mordomo paroquial em 2008/2009, missão que cumpri com todo o empenho, dando o meu contributo para dignificar esta tradição da nossa freguesia.
Como havia prometido, venho partilhar mais um pouco do meu testemunho como mordomo paroquial em 2008/2009, missão que cumpri com todo o empenho, dando o meu contributo para dignificar esta tradição da nossa freguesia.
Durante este período, foi meu dever acompanhar a Cruz Paroquial para as festas de Santa Tecla, festas de Santa Marta, festas do Souto da Silva, entre outras. Além destas ocasiões festivas, acompanhei a Cruz Paroquial a todos os funerais realizados na nossa freguesia.
Durante este ano, na mais de meia centena de funerais que acompanhei, lidei com a dor de muitas famílias, partilhando do seu luto e da sua tristeza na condução do seu ente querido à sua última morada. Foi uma tarefa difícil devido à percepção que tive da fragilidade humana e da rapidez com que, de um momento para o outro, uma vida se desvanece.
Na Páscoa, período mais atarefado para qualquer Mordomo da Cruz Paroquial da nossa freguesia, são muitos os quilómetros percorridos pelos caminhos da nossa freguesia, muitas vezes em caminhos demasiado sinuosos para a tarefa em mãos. Mas no final do dia, apesar do cansaço, sentia uma leveza como se tivesse lavado a alma, como se aquele sacrifício e responsabilidade passassem para segundo plano, quando comparados com a alegria partilhada por aqueles que, querendo celebrar a Páscoa, viram o Cristo Redentor entrar em suas casas.
Mas apesar da dificuldade da tarefa, foi com um misto de alegria e pesar que transmiti as minhas obrigações ao meu sucessor. Um grande contentamento pelas alegrias que justificaram os muitos sacrifícios do ano que naquele momento terminava. Mas também alguma tristeza, devido ao final de algo que considerei inicialmente um grande desafio, mas que se veio a demonstrar uma experiência de vida importantíssima e que lembro com saudade.
Deixo-vos algumas imagens dessa visita Pascal aos lares Santamartenses.
Sem comentários:
Enviar um comentário