Eis aqui um motivo que nos deve orgulhar de termos desde alguns anos a esta parte pessoas á frente da nossa Autarquia com responsabilidade ambiental, neste caso penso que fomos os pioneiros em acabar com as lixeiras a céu aberto, ou estrei enganado?
Hoje felizmente estão a dar fruto, sendo uma mais-valia para os agricultores da região.
Fica um pequeno testemunho relatado á R R pelo administrador da Resolima, Engenheiro Cardona. Esto é a prova de que o nosso Município em questões ambientais tem provas dadas, mas há muito mais.
Em Viana do Castelo, a recuperação de uma antiga lixeira está a dar frutos e legumes. Os terrenos do antigo depósito municipal de resíduos estão hoje transformados num parque ecológico que funciona em Vila Fria.
No terreno onde durante 20 anos se acumulou lixo, e que deixou de funcionar como depósito de resíduos em 1998, há agora legumes, frutos, ervas aromáticas, patos e galos, tudo graças ao trabalho dos 70 funcionários da Resulima, a sociedade que desde 1999 gere o equipamento, como explica o administrador José Cardona.
“Este parque é um investimento dos nossos trabalhadores, seja gerindo os horários da melhor forma possível, seja fora das horas do trabalho, têm vindo a intervir neste espaço para o manter agradável.”
Os frutos do trabalho e as despesas são repartidas entre os trabalhadores, mas vale a pena, e o objectivo até é alargar para outros 10 hectares da antiga lixeira: “Um jovem agricultor aqui de uma freguesia limítrofe quer recuperar os solos para utilização agrícola e animal”, explica José Cardona.
Para além dos trabalhadores que se dedicam à sua manutenção, este parque ecológico é também um local predilecto das crianças, que se servem dela numa vertente mais pedagógica.
Sem comentários:
Enviar um comentário