sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Janeiro com cogumelos

                                                           
                       Deixo neste espaço o endereço do Centro de Monitorização e interpretação ambiental
                                  de Viana do Castelo onde pode consulta todas as actividades do centro
                                                                          Vale a pena visitar.
OFICINA DE APRENDIZAGFEM


Actividades dinamizadas aos Sábados para o público em geral. 
 Data: Sábado, 19 De Janeiro De 2013 Às 09:30
Actividades dinamizadas aos Sábados para o público em geral.
 Data: Sábado, 19 De Janeiro De 2013 Às 09:30
Tema: UTILIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE COGUMELOS
Data: 19 de Janeiro de 2013, Sábado
Hora: 9H30 - 13H00 e 14H30 - 18H00
Local: CMIA de Viana do Castelo
Organização: CMIA de Viana do Castelo
9:30 - Componente teórica  
Como produzir cogumelos em casa
Ao longo da manhã ocorrerá uma apresentação sobre o cultivo doméstico de 2 espécies [(Pleurotus ostreatus e Lentinus edodos (Shiitake)], onde os participantes ficarão com noções básicas de cultivo.
14:30 - componente prática
As minhas receitas com cogumelos
Irão aventurar-se a fazer receitas com cogumelos, bem como, aprender forma de os conservar ao longo de todo o ano. 
Formador: Eng. Pedro Capela -
Custo: 10,00 €
   

Lixeira de Viana dá frutos

Eis aqui um motivo que nos deve orgulhar de termos desde alguns anos a esta parte pessoas á frente da nossa Autarquia com responsabilidade ambiental, neste caso penso que fomos os pioneiros em acabar com as lixeiras a céu aberto, ou estrei enganado?
Hoje felizmente estão a dar fruto, sendo uma mais-valia para os agricultores da região.
Fica um pequeno testemunho relatado á R R pelo administrador da Resolima, Engenheiro Cardona. Esto é a prova de que o nosso Município em questões ambientais tem provas dadas, mas há muito mais.
Em Viana do Castelo, a recuperação de uma antiga lixeira está a dar frutos e legumes. Os terrenos do antigo depósito municipal de resíduos estão hoje transformados num parque ecológico que funciona em Vila Fria.
No terreno onde durante 20 anos se acumulou lixo, e que deixou de funcionar como depósito de resíduos em 1998, há agora legumes, frutos, ervas aromáticas, patos e galos, tudo graças ao trabalho dos 70 funcionários da Resulima, a sociedade que desde 1999 gere o equipamento, como explica o administrador José Cardona.
“Este parque é um investimento dos nossos trabalhadores, seja gerindo os horários da melhor forma possível, seja fora das horas do trabalho, têm vindo a intervir neste espaço para o manter agradável.”
Os frutos do trabalho e as despesas são repartidas entre os trabalhadores, mas vale a pena, e o objectivo até é alargar para outros 10 hectares da antiga lixeira: “Um jovem agricultor aqui de uma freguesia limítrofe quer recuperar os solos para utilização agrícola e animal”, explica José Cardona.
Para além dos trabalhadores que se dedicam à sua manutenção, este parque ecológico é também um local predilecto das crianças, que se servem dela numa vertente mais pedagógica.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O Natal nunca foi para todos


Entramos no dia 24 de Dezembro, o que quer dizer, que hoje é a Ceia de Natal.
Quando alguém faz anos da nossa família, nesse dia o jantar é melhorado compra-se um bolo e cantam-se os parabéns ao aniversariante.
Hoje acontece igual festeja-se o nascimento do menino, por isso em todas as famílias o jantar de hoje é abundante, nada falta, não falta o bom bacalhau o bom vinho as boas rabanadas, enfim todas as gulosices deste dia, não faltando as prendas.
Também nesta época não faltam instituições de caridade a distribuir alimentos para os mais débeis da sociedade, para que neste dia nada lhes falte, e daí tiro o chapéu a muitos Portugueses voluntários.
Não faltam também os que têm pena deles e escrevem duas letras a respeito dos pobres e também dos velhinhos.
Não faltam também os que se servem deles, dos pobres na altura das eleições, meus amigos esses! Comem todos os dias como eu, e como qualquer um político ou Cristão, não é só no Natal nem na Páscoa, mas todos os dias do ano.
Sinceramente sinto-me mal, com este tipo de pessoas que se acomodam no seu sofá a lançarem palavras de coitadinhos, e nunca nada fizeram para minorar muitas situações.
Assim como também me sinto mal ver esses lamentadores, que nem nesses dias, que são apenas dois no ano, fazem nada, a não ser para tirarem dividendos.
Não falava nada neste dia, tinha prometido a mim mesmo nada dizer, mas as notícias entram pela porta dentro e vimos de tudo, desde suicídios divórcios, desde escolas a negarem alimentação às crianças, vesse mendigos nas ruas como nunca se viu.
Meu Deus e nós que estragamos tanto, e a nós que nada falta. Como conseguimos comer uma refeição que nos saiba bem? Eu não consigo, depois de ver que muitos Cidadãos nossos amigos ficaram sem emprego, e querem dar uma alimentação digna aos seus filhos, e não têm, eu pergunto que culpa têm estes casais, que culpa têm seus filhos?
Mas que País é este? Eu, nem ninguém sensível como eu não vou de certeza comer descansado, ao saber que lotamos por um País mais justo mais digno, e afinal foi uma utopia foi um sonho, o estado social não existe, esse estado passou a ser o Povo, o Povo tem que pagar mesmo que não possa, o Povo tem que ser solidário até ao último cêntimo.
São muitos os que criticam o papel da Igreja, no entanto os políticos empurram estes casos para as instituições, na maior parte delas ligadas á Igreja Católica.
Santamartenses estas situações têm que nos revoltar, não podemos ficar á espera do Estado para nada, temos que fazer alguma coisa. O quê? Não sei… pode ser que o novo ano nos dê algumas dicas. Mas enquanto ninguém dos poderes nada faz, vamos nós com as nossas poucas possibilidades não deixar que ninguém, principalmente um vizinho nosso passe mal.
Até lá vamos ser felizes, tenhamos todos uns Santo e feliz Natal e um próspero ano novo.
Joaquim Antunes.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Natal tempo de paz


Quero nesta quadra desejar a todos os Cidadãos da nossa querida terra um Santo e feliz Natal, desejar a todos os nossos emigrantes que nos visitam nesta quadra, e dizer-lhes que vale a pena vir devagar para dar alegria aos familiares e amigos.
Esperemos que o 2013 nos traga muita saúde, e que nos dê ânimo para enfrentarmos todas as dificuldades que possamos encontrar.
Para todos um abraço amigo.

Joaquim Parente Antunes.
Joaquim P. Antunes.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Concentração das freguesias em Lisboa


Eu quero manifestar o meu total apoio a todos os que se vão juntar amanhã pelas 14 h em frente ao palácio do Presidente da República numa manifestação cultural, mas ao mesmo tempo de insatisfação, e porque não de revolta contra um alei que penaliza as pequenas freguesias do nosso País.
Eu fico muito triste por ver aqueles que com alegria dizem, nós não estamos nessa corrida, ou seja não serão agregadas nem extintas. Ora e dizem-no com muita satisfação, mas eu pergunto onde mora a solidariedade dos povos, a entreajuda das freguesias, para bem das freguesias pequenas ainda bem que a essas ditas não é agregada nenhuma outra.
É em todas as quadras festivas que se vê o papel das freguesias do País, o papel solidário aos idosos aos jovens os grupos as danças enfim um sem número de coisas que se fazem, e que não se vê noutras freguesias, que dispenso o nome, no entanto outras fazem qualquer coisa, mas sempre no querer tirar dividendos políticos.
Quero agradecer muito sinceramente a vários Autarcas que me convidaram para esse encontro em Lisboa, quero deixar um agradecimento muito caloroso ao meu amigo António Parente de Serreleis, e dizer que estou com ele, e com todos os que defendem os Cidadãos, porque a Política tem se ser vivida com seriedade honestidade clareza e entreajuda.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

NATAL

Natal todos os dias pode ser Natal basta o homem querer, seja no Sul ou no Norte o Natal é sempre em família.
No Norte é mais visível esta quadra, a nível de ceia na noite de natal é muito familiar, todos á volta da mesa apreciando as iguarias Natalícias desde bacalhau ás rabanadas desde o vinho quente á sopa do vinho.
Enfim o Natal é sinónimo de amor, que este natal seja para todos o verdadeiro significado.
Até esse dia que pouco falta, vamos pensando um pouco nos outros, naqueles que infelizmente esse dia pouco lhes diz.




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Resultados desportivos e o seu relato.

LIMIANOS,  2
PADROENSE,  0
Local: Campo do Cruzeiro (Ponte de Lima)
Arbitro: Rui Patrício (Aveiro)
Aux. Bruno Silva e Alberto Diogo
LIMIANOS
Treinador: Carlos Cunha
Litos
Ricardo
(Tanela, 56)
Boris
Pedro Maciel
Nera
Vítor Hugo
Diego
Marco, 73)
Beck
Ribeira
Vasco
Micael
(Cara, 47)

PADROENSE
Treinador: Augusto Mata
Marco
Vítor Lobo
Paulinho
Ricardo Correia
Manuel Cordeiro
Nuno Paulo
Pedro
(Mário Costa, 55)
Chico
João Amaral
Areias
(Vinicius, 45)
Fabú
(Gazela,64)

Ao intervalo: 2-0
Golos:  Diego ( 15) Ribeira (41)
AmarelosLIMIANOS,  2
PADROENSE,  0

Local: Campo do Cruzeiro (Ponte de Lima)
Arbitro: Rui Patrício (Aveiro)
Aux. Bruno Silva e Alberto Diogo

LIMIANOS
Treinador: Carlos Cunha
Litos
Ricardo
(Tanela, 56)
Boris
Pedro Maciel
Nera
Vítor Hugo
Diego
Marco, 73)
Beck
Ribeira
Vasco
Micael
(Cara, 47)

PADROENSE
Treinador: Augusto Mata
Marco
Vitor Lobo
Paulinho
Ricardo Correia
Manuel Cordeiro
Nuno Paulo
Pedro
(Mário Costa, 55)
Chico
João Amaral
Areias
(Vinicius, 45)
Fabú
(Gazela,64)

Ao intervalo: 2-0
Golos:  Diego ( 15) Ribeira (41)
Amarelos:Micael (40) Fabu (50) Vasco (55) Paulinho (75) Ricardo (79)Tanela (87) Nuno Paulo (90+3)
Vermelho: Mario Costa (90+2)

Partida bem disputada num terreno muito pesado em que ambas as equipas praticaram um futebol apoiado com o Limianos aos 15m a aproveitar para abrir o marcador num contra ataque muito rápido com Diego a rematar para as redes e com este golo a galvanizar os seu colegas para praticarem um bom jogo com boa replica do Padroense a que Litos ia chegando para as encomendas e aos 41m em mais uma assistência no ataque Ribeira a aumentar o resultado com que chegou o intervalo.
Na segunda parte o Limianos a vencer foi controlando o resultado e o tempo com mais algumas situações para marcar mas o resultado a não se alterar e assim a arrecadar uma preciosa vitoria com toda a justiça. Boa arbitragem
Domingos Silva
___________________________________________

VIANENSE, 3
MARIA FONTE,  0

Local: Estádio Dr. José de Matos (V. do Castelo)
Arbitro: Tiago Costa (Porto)

VIANENSE
Treinador: Paulo Cardoso
Paulo Cunha
João Paulo
Helder
Tiago Magalhaes
Vitor Sousa
Rúben
Armando
Ruizinho
(Gilson, 75)
Dani
(Miguel, 57)
Marcelo
(Israel, 67)
Oscar

MARIA FONTE
Treinador: Guilherme Ramos
Miguel
Moises
Bruno
Lameirao
(Cardoso, 74)
Costa
(Pinto, 57)
Moreira
J. Miguel
Huguinho
(Miguel II, 45)
Carlos
Rui Nogueira
Sergio

Ao intervalo: 1-0
Golos:  Oscar (17, 82) Ruizinho (66)
Amarelos: Costa (45) Rui Nogueira (48) Marcelo (49)Israel (88)

Partida disputada num campo muito pesado nem sempre bem jogada com os donos do terreno a superiorizar-se a criar muitas situações para marcar o que viria a surgir depois de duas situações em que os vianenses introduziram a bola na baliza de Miguel mas em situações de fora de jogo no entender do arbitro, mas aos 17 m Oscar a aproveitar uma boa jogada de Dani que fugiu a vários adversários e a dar para a pequena área para Oscar abrir o marcador com que chegou o intervalo. Na segunda parte o vianense continuou a comandar a partida mas só aos 66 m apareceria o segundo por Ruizinho que aproveitou um centro com conta e medida de Armando para aumentar e a descansar as hostes da casa que viriam ainda a festejar o terceiro com Oscar a bisar. Resultado certo da melhor equipa em campo.

________________________________________
SANTA MARIA, 1
RONFE,  0

Local: Estádio da Devesa Galegos -Stª. Maria
Arbitro: Rui Rodrigues (Madeira)

SANTA MARIA
Treinador: Pedro Rocha
Fábio
Abilio
(Rui Silva, 66)
Zé Pedro
Mario
Celso
Hugo Veiga
Miguel
Venu
Alex
(Joel, 82)
Lamosa
Joao Andre
(Rui Gomes, 58)

RONFE
Treinador: Eduardo Pereira
Mikael
Branco
Nandinho
Paulinho
Miguel
Lapinha
Garcia
(Nelson, 56)
Macedo
(Carlos, 80)
Diego
(Israel, 46)
Hugo Dias
André

Ao intervalo: 1-0
Golos:  Lamosa (31)
Amarelos: Hugo Dias (27) Branco (29) Alex(35) Paulinho (37) Mario (67) Ze Pedro (88) Israel (89) Fabio (90+2)

O Santa Maria entrou bem no jogo e com um resultado justíssimo com Joao Andre a ter três excelentes oportunidades de golo e so conseguiria abrir o marcador aos 31 m por Lamosa que depois de ultrapassar vários defesas a tirar a bola fora do alcance de Micael. Os orientados de Pedro Rocha souberam controlar bem o resto da partida já que o Ronfe só a dez minutos do final e que tiveram uma reação mas não conseguiram levar a cabo os seus intentos e assim o Santa Maria a somar os três pontos justos pelo que fizeram durante a partida.
Leitao Goncalves

___________________________________________
ESPOSENDE, 0
MARINHAS,  3

Estádio Padre  Sá Pereira (Esposende)
Arbitro: Joao Cabral (V. Real)

ESPOSENDE
Treinador: Alexandre Vilacova
Toze
Mendonça
(Bicho, 45)
Moreira
Henrique
(Alex, 75)
Daniel
Rui
Lirio
(Peao, 70)
Diogo
Serra
Miquelino
Carioca

MARINHAS
Treinador: Jó Faria
Jose Luís
Zola
(Luis Carvalho, 88)
Luís Amorim
Sobrinho
Gil
Ze Manel
João Vítor
Ze Barbosa
(Chora, 65)
Ruben Feiteira
(Paulo Novoa, 82)
Chiquinho
Barroso

Ao intervalo: 0-2
Golos:  Feiteira (3, 35) Chora (80)
Amarelos: Henrique (55) Feiteira (60) Daniel (75) Rui Azevedo (78) Sobrinho (89)
______________________________________
MELGACENSE, 1
PONTE BARCA,  1

Local: Centro de Estágios de Melgaço (Melgaço)
Arbitro: Rui Oliveira (Porto)

MELGACENSE
Treinador: Sérgio Rodrigues
Marafona
Edu
Pedrinho
Jorge Humberto
Luis Coentrão
Bruno Graça
André Serrão
(Gameiro, 55)
Marcos
Paulo Benta
Tó Coentrão
Abilio
(Ruca,75)

PONTE DA BARCA
Treinador: Zeca Tó
Joao Pedro
Jorginho
Hélder Feijó
Ricardo Ribeiro
Davide Viana
Luis Campos
(R.Martins, 83)
 Peixoto
Cortez
Amaral
Francisco
Arnaud
(Freitas, 90+2)

Ao intervalo: 0-0
Golos: Arnaud (74) Jorge Humberto (85)
Amarelos: Jorge Humberto (20) David Viana (60) Amaral (60)
______________________________
MONÇÃO, 0
CAÇADORES TAIPAS,  1

Local: Estádio Manuel Lima (Monção)
Arbitro:  Andre Dias (Porto)

MONÇÃO
Treinador:  Avelino Chio
Mota
Teixeira
(Xoca, 57)
Miguel Sousa
Micael
Joao
(Stivan, 62)
Rocha
Dina
André Guedes
Paulo Almeida
Thomas
(Fabio, 62)
Marcio

TAIPAS
Treinador: Helder Batista
 Joao Nuno
João Paulo
Mara
Vitor
Neves
Dunio
Nelson
(Miguel, 60)
(Diego, 72)
Berto
Bruno Costa
Rui Abreu
(Ruben, 84)
Zezé

Ao intervalo: 0-0
Golos:  Zeze (58)
Amarelos: Joao (21) Rui Abreu (44) P. Almeida (61)
Vermelho: Miguel Sousa (83) Micael (90+4)

___________________________________________________________________
A.F.V.Castelo
Divisão de Honra

11ª. Jornada
Courense-Correlhã, 1-2
Moreira Lima-Castelense, 2-1
Vila Fria-Neves, 0-1
Campos-Lanheses, 1-0
Vila Franca-Cerveira, 0-2
Bertiandos-Valenciano, 0-5
Távora-Vitº. Piães, 5-1
Folgou: Paçô
,
_______________________________
1ª. Divisão
11ª. Jornada
Gandra-Atl. Arcos, 1-1
Chafé-Aguias Souto, 1-0
Atl.Caminha-Fachense, 1-1
Lanhelas-Raianos, 1-1
Perre-Moreira, 3-1
Arcozelo-Ancorense, 3-1
Vitº. Donas-Darquense, 1-4
Folgou: Castanheira,
__________________________
Juniores
10ª. Jornada
Paçô-Vianense, 2-2
Courense-Atl. Arcos, 1-3
Correlhã-Melgacense, 1-0
Moreira-Darquense, 4-1
Barroselas-Ancorense,
Cerveira-Lanheses, 5-1
Folgou: Barroselas

_____________________________
Campeonato de Juvenis 9ª. Jornada
Serie A
Cerveira-Torre, 1-2
Barroselas-Darquense, 5-0
Guilhadeses-Vianense, 1-0
Correlhã-Limianos, 2-3
Moreira-Venade, 10-1
Folga: P. Barca

Serie B
Vila Fria-Ancorense, 1-3
Monção-Valenciano, 2-1
Limianos-Neves, 4-1
Vianense A-Chafé, 3-0
Courense-Paçô, 2-3
Folga:Vitº. Piães,
_______________________________
Camp. De Iniciados – 10ª. Jornada
Série A
Darquense-Chafé,3-1
Neves-Torre, 7-0
Ancora Praia-MeadelaB, 11-0
Luc. Sousa-Paçô, 1-6
Moreira-Limianos B, 1-0
Folga: Deucriste

Série B
Vitº. Piães-Adecas, 2-2
Castelense-Torre B, 1-7
Meadela A-Melgacense, 4-0
Lanheses-Monção, 3-1
Cerveira-Correlhã, 2-0
Folga: Moreira Lima

Série C
Vianense B-Campos, 6-0
Limianos-Valenciano, 7-0
Paçô B-Perspetiva,0-10
Vila Fria-Guilhadeses, 0-4
Ponte Barca-Ancorense, 2-2
Folga: Alvarães
______________________________
Campeonato Veteranos Alto Minho
9ª. Jornada
Cardielos-Alvarães,3-2
Antas-Correlhã, 1-0
Darquense-Neves, 3-0
Fragoso-Âncora, 1-1
Cerveira-Vianense, 0-2
Lanheses-Deucriste, 2-0
Stª. Marta-P. Barca, 4-2
Valenciano-Campos, 2-4:Micael (40) Tabu (50) Vasco (55) Paulinho (75) Ricardo (79) Tanela (87) Nuno Paulo (90+3)
Vermelho: Mário Costa (90+2)

Partida bem disputada num terreno muito pesado em que ambas as equipas praticaram um futebol apoiado com o Limianos aos 15m a aproveitar para abrir o marcador num contra ataque muito rápido com Diego a rematar para as redes e com este golo a galvanizar os seu colegas para praticarem um bom jogo com boa réplica do Padroense a que Litos ia chegando para as encomendas e aos 41m em mais uma assistência no ataque Ribeira a aumentar o resultado com que chegou o intervalo.
Na segunda parte o Limianos a vencer foi controlando o resultado e o tempo com mais algumas situações para marcar mas o resultado a não se alterar e assim a arrecadar uma preciosa vitória com toda a justiça. Boa arbitragem
Domingos Silva
___________________________________________

VIANENSE, 3
MARIA FONTE,  0

Local: Estádio Dr. José de Matos (V. do Castelo)
Arbitro: Tiago Costa (Porto)
VIANENSE
Treinador: Paulo Cardoso
Paulo Cunha
João Paulo
Hélder
Tiago Magalhães
Vítor Sousa
Ruben
Armando
Ruizinho
(Gilson, 75)
Dani
(Miguel, 57)
Marcelo
(Israel, 67)
Óscar
MARIA FONTE
Treinador: Guilherme Ramos
Miguel
Moises
Bruno
Lameirão
(Cardoso, 74)
Costa
(Pinto, 57)
Moreira
J. Miguel
Huguinho
(Miguel II, 45)
Carlos
Rui Nogueira
Sergio

Ao intervalo: 1-0
Golos:  Oscar (17, 82) Ruizinho (66)
Amarelos: Costa (45) Rui Nogueira (48) Marcelo (49)Israel (88)

Partida disputada num campo muito pesado nem sempre bem jogada com os donos do terreno a superiorizar-se a criar muitas situações para marcar o que viria a surgir depois de duas situações em que os vianenses introduziram a bola na baliza de Miguel mas em situações de fora de jogo no entender do arbitro, mas aos 17 m Oscar a aproveitar uma boa jogada de Dani que fugiu a vários adversários e a dar para a pequena área para Oscar abrir o marcador com que chegou o intervalo. Na segunda parte o vianense continuou a comandar a partida mas só aos 66 m apareceria o segundo por Ruizinho que aproveitou um centro com conta e medida de Armando para aumentar e a descansar as hostes da casa que viriam ainda a festejar o terceiro com Oscar a bisar. Resultado certo da melhor equipa em campo.

________________________________________
SANTA MARIA, 1
RONFE,  0

Local: Estádio da Devesa Galegos -Stª. Maria
Arbitro: Rui Rodrigues (Madeira)

SANTA MARIA
Treinador: Pedro Rocha
Fábio
Abilio
(Rui Silva, 66)
Zé Pedro
Mario
Celso
Hugo Veiga
Miguel
Venu
Alex
(Joel, 82)
Lamosa
Joao Andre
(Rui Gomes, 58)

RONFE
Treinador: Eduardo Pereira
Mikael
Branco
Nandinho
Paulinho
Miguel
Lapinha
Garcia
(Nelson, 56)
Macedo
(Carlos, 80)
Diego
(Israel, 46)
Hugo Dias
André

Ao intervalo: 1-0
Golos:  Lamosa (31)
Amarelos: Hugo Dias (27) Branco (29) Alex(35) Paulinho (37) Mario (67) Ze Pedro (88) Israel (89) Fabio (90+2)

O Santa Maria entrou bem no jogo e com um resultado justíssimo com Joao Andre a ter três excelentes oportunidades de golo e so conseguiria abrir o marcador aos 31 m por Lamosa que depois de ultrapassar vários defesas a tirar a bola fora do alcance de Micael. Os orientados de Pedro Rocha souberam controlar bem o resto da partida já que o Ronfe só a dez minutos do final e que tiveram uma reação mas não conseguiram levar a cabo os seus intentos e assim o Santa Maria a somar os três pontos justos pelo que fizeram durante a partida.
Leitao Goncalves

___________________________________________
ESPOSENDE, 0
MARINHAS,  3

Estádio Padre  Sá Pereira (Esposende)
Arbitro: Joao Cabral (V. Real)

ESPOSENDE
Treinador: Alexandre Vilacova
Toze
Mendonça
(Bicho, 45)
Moreira
Henrique
(Alex, 75)
Daniel
Rui
Lirio
(Peao, 70)
Diogo
Serra
Miquelino
Carioca

MARINHAS
Treinador: Jó Faria
Jose Luís
Zola
(Luis Carvalho, 88)
Luís Amorim
Sobrinho
Gil
Ze Manel
João Vítor
Ze Barbosa
(Chora, 65)
Ruben Feiteira
(Paulo Novoa, 82)
Chiquinho
Barroso

Ao intervalo: 0-2
Golos:  Feiteira (3, 35) Chora (80)
Amarelos: Henrique (55) Feiteira (60) Daniel (75) Rui Azevedo (78) Sobrinho (89)
______________________________________
MELGACENSE, 1
PONTE BARCA,  1

Local: Centro de Estágios de Melgaço (Melgaço)
Arbitro: Rui Oliveira (Porto)

MELGACENSE
Treinador: Sérgio Rodrigues
Marafona
Edu
Pedrinho
Jorge Humberto
Luis Coentrão
Bruno Graça
André Serrão
(Gameiro, 55)
Marcos
Paulo Benta
Tó Coentrão
Abilio
(Ruca,75)

PONTE DA BARCA
Treinador: Zeca Tó
Joao Pedro
Jorginho
Hélder Feijó
Ricardo Ribeiro
Davide Viana
Luis Campos
(R.Martins, 83)
 Peixoto
Cortez
Amaral
Francisco
Arnaud
(Freitas, 90+2)

Ao intervalo: 0-0
Golos: Arnaud (74) Jorge Humberto (85)
Amarelos: Jorge Humberto (20) David Viana (60) Amaral (60)
______________________________
MONÇÃO, 0
CAÇADORES TAIPAS,  1

Local: Estádio Manuel Lima (Monção)
Arbitro:  Andre Dias (Porto)

MONÇÃO
Treinador:  Avelino Chio
Mota
Teixeira
(Xoca, 57)
Miguel Sousa
Micael
Joao
(Stivan, 62)
Rocha
Dina
André Guedes
Paulo Almeida
Thomas
(Fabio, 62)
Marcio

TAIPAS
Treinador: Helder Batista
 Joao Nuno
João Paulo
Mara
Vitor
Neves
Dunio
Nelson
(Miguel, 60)
(Diego, 72)
Berto
Bruno Costa
Rui Abreu
(Ruben, 84)
Zezé

Ao intervalo: 0-0
Golos:  Zeze (58)
Amarelos: Joao (21) Rui Abreu (44) P. Almeida (61)
Vermelho: Miguel Sousa (83) Micael (90+4)

___________________________________________________________________
A.F.V.Castelo
Divisão de Honra

11ª. Jornada
Courense-Correlhã, 1-2
Moreira Lima-Castelense, 2-1
Vila Fria-Neves, 0-1
Campos-Lanheses, 1-0
Vila Franca-Cerveira, 0-2
Bertiandos-Valenciano, 0-5
Távora-Vitº. Piães, 5-1
Folgou: Paçô
,
_______________________________
1ª. Divisão
11ª. Jornada
Gandra-Atl. Arcos, 1-1
Chafé-Aguias Souto, 1-0
Atl.Caminha-Fachense, 1-1
Lanhelas-Raianos, 1-1
Perre-Moreira, 3-1
Arcozelo-Ancorense, 3-1
Vitº. Donas-Darquense, 1-4
Folgou: Castanheira,
__________________________
Juniores
10ª. Jornada
Paçô-Vianense, 2-2
Courense-Atl. Arcos, 1-3
Correlhã-Melgacense, 1-0
Moreira-Darquense, 4-1
Barroselas-Ancorense,
Cerveira-Lanheses, 5-1
Folgou: Barroselas

_____________________________
Campeonato de Juvenis 9ª. Jornada
Serie A
Cerveira-Torre, 1-2
Barroselas-Darquense, 5-0
Guilhadeses-Vianense, 1-0
Correlhã-Limianos, 2-3
Moreira-Venade, 10-1
Folga: P. Barca

Serie B
Vila Fria-Ancorense, 1-3
Monção-Valenciano, 2-1
Limianos-Neves, 4-1
Vianense A-Chafé, 3-0
Courense-Paçô, 2-3
Folga:Vitº. Piães,
_______________________________
Camp. De Iniciados – 10ª. Jornada
Serie A
Darquense-Chafé,3-1
Neves-Torre, 7-0
Ancora Praia-MeadelaB, 11-0
Luc. Sousa-Paçô, 1-6
Moreira-Limianos B, 1-0
Folga: Deucriste

Série B
Vitº. Piães-Adegas, 2-2
Castelense-Torre B, 1-7
Meadela A-Melgacense, 4-0
Lanheses-Monção, 3-1
Cerveira-Correlhã, 2-0
Folga: Moreira Lima
Se Vianense B-Campos, 6-0
LiLIMIANOS,  2
PADROENSE,  0

Local: Campo do Cruzeiro (Ponte de Lima)
Arbitro: Rui Patrício (Aveiro)
Aux. Bruno Silva e Alberto Diogo

LIMIANOS
Treinador: Carlos Cunha
Litos
Ricardo
(Tanela, 56)
Boris
Pedro Maciel
Nera
Vítor Hugo
Diego
Marco, 73)
Beck
Ribeira
Vasco
Micael
(Cara, 47)

PADROENSE
Treinador: Augusto Mata
Marco
Vitor Lobo
Paulinho
Ricardo Correia
Manuel Cordeiro
Nuno Paulo
Pedro
(Mário Costa, 55)
Chico
João Amaral
Areias
(Vinicius, 45)
Fabú
(Gazela,64)

Ao intervalo: 2-0
Golos:  Diego ( 15) Ribeira (41)
Amarelos:Micael (40) Fabu (50) Vasco (55) Paulinho (75) Ricardo (79)Tanela (87) Nuno Paulo (90+3)
Vermelho: Mario Costa (90+2)

Partida bem disputada num terreno muito pesado em que ambas as equipas praticaram um futebol apoiado com o Limianos aos 15m a aproveitar para abrir o marcador num contra ataque muito rápido com Diego a rematar para as redes e com este golo a galvanizar os seu colegas para praticarem um bom jogo com boa replica do Padroense a que Litos ia chegando para as encomendas e aos 41m em mais uma assistência no ataque Ribeira a aumentar o resultado com que chegou o intervalo.
Na segunda parte o Limianos a vencer foi controlando o resultado e o tempo com mais algumas situações para marcar mas o resultado a não se alterar e assim a arrecadar uma preciosa vitoria com toda a justiça. Boa arbitragem
Domingos Silva
___________________________________________

VIANENSE, 3
MARIA FONTE,  0

Local: Estádio Dr. José de Matos (V. do Castelo)
Arbitro: Tiago Costa (Porto)

VIANENSE
Treinador: Paulo Cardoso
Paulo Cunha
João Paulo
Helder
Tiago Magalhaes
Vitor Sousa
Rúben
Armando
Ruizinho
(Gilson, 75)
Dani
(Miguel, 57)
Marcelo
(Israel, 67)
Oscar

MARIA FONTE
Treinador: Guilherme Ramos
Miguel
Moises
Bruno
Lameirao
(Cardoso, 74)
Costa
(Pinto, 57)
Moreira
J. Miguel
Huguinho
(Miguel II, 45)
Carlos
Rui Nogueira
Sergio

Ao intervalo: 1-0
Golos:  Oscar (17, 82) Ruizinho (66)
Amarelos: Costa (45) Rui Nogueira (48) Marcelo (49)Israel (88)

Partida disputada num campo muito pesado nem sempre bem jogada com os donos do terreno a superiorizar-se a criar muitas situações para marcar o que viria a surgir depois de duas situações em que os vianenses introduziram a bola na baliza de Miguel mas em situações de fora de jogo no entender do arbitro, mas aos 17 m Oscar a aproveitar uma boa jogada de Dani que fugiu a vários adversários e a dar para a pequena área para Oscar abrir o marcador com que chegou o intervalo. Na segunda parte o vianense continuou a comandar a partida mas só aos 66 m apareceria o segundo por Ruizinho que aproveitou um centro com conta e medida de Armando para aumentar e a descansar as hostes da casa que viriam ainda a festejar o terceiro com Oscar a bisar. Resultado certo da melhor equipa em campo.

________________________________________
SANTA MARIA, 1
RONFE,  0

Local: Estádio da Devesa Galegos -Stª. Maria
Arbitro: Rui Rodrigues (Madeira)

SANTA MARIA
Treinador: Pedro Rocha
Fábio
Abilio
(Rui Silva, 66)
Zé Pedro
Mario
Celso
Hugo Veiga
Miguel
Venu
Alex
(Joel, 82)
Lamosa
Joao Andre
(Rui Gomes, 58)

RONFE
Treinador: Eduardo Pereira
Mikael
Branco
Nandinho
Paulinho
Miguel
Lapinha
Garcia
(Nelson, 56)
Macedo
(Carlos, 80)
Diego
(Israel, 46)
Hugo Dias
André

Ao intervalo: 1-0
Golos:  Lamosa (31)
Amarelos: Hugo Dias (27) Branco (29) Alex(35) Paulinho (37) Mario (67) Ze Pedro (88) Israel (89) Fabio (90+2)

O Santa Maria entrou bem no jogo e com um resultado justíssimo com Joao Andre a ter três excelentes oportunidades de golo e so conseguiria abrir o marcador aos 31 m por Lamosa que depois de ultrapassar vários defesas a tirar a bola fora do alcance de Micael. Os orientados de Pedro Rocha souberam controlar bem o resto da partida já que o Ronfe só a dez minutos do final e que tiveram uma reação mas não conseguiram levar a cabo os seus intentos e assim o Santa Maria a somar os três pontos justos pelo que fizeram durante a partida.
Leitao Goncalves

___________________________________________
ESPOSENDE, 0
MARINHAS,  3

Estádio Padre  Sá Pereira (Esposende)
Arbitro: Joao Cabral (V. Real)

ESPOSENDE
Treinador: Alexandre Vilacova
Toze
Mendonça
(Bicho, 45)
Moreira
Henrique
(Alex, 75)
Daniel
Rui
Lirio
(Peao, 70)
Diogo
Serra
Miquelino
Carioca

MARINHAS
Treinador: Jó Faria
Jose Luís
Zola
(Luis Carvalho, 88)
Luís Amorim
Sobrinho
Gil
Ze Manel
João Vítor
Ze Barbosa
(Chora, 65)
Ruben Feiteira
(Paulo Novoa, 82)
Chiquinho
Barroso

Ao intervalo: 0-2
Golos:  Feiteira (3, 35) Chora (80)
Amarelos: Henrique (55) Feiteira (60) Daniel (75) Rui Azevedo (78) Sobrinho (89)
______________________________________
MELGACENSE, 1
PONTE BARCA,  1

Local: Centro de Estágios de Melgaço (Melgaço)
Arbitro: Rui Oliveira (Porto)

MELGACENSE
Treinador: Sérgio Rodrigues
Marafona
Edu
Pedrinho
Jorge Humberto
Luis Coentrão
Bruno Graça
André Serrão
(Gameiro, 55)
Marcos
Paulo Benta
Tó Coentrão
Abilio
(Ruca,75)

PONTE DA BARCA
Treinador: Zeca Tó
Joao Pedro
Jorginho
Hélder Feijó
Ricardo Ribeiro
Davide Viana
Luis Campos
(R.Martins, 83)
 Peixoto
Cortez
Amaral
Francisco
Arnaud
(Freitas, 90+2)

Ao intervalo: 0-0
Golos: Arnaud (74) Jorge Humberto (85)
Amarelos: Jorge Humberto (20) David Viana (60) Amaral (60)
______________________________
MONÇÃO, 0
CAÇADORES TAIPAS,  1

Local: Estádio Manuel Lima (Monção)
Arbitro:  Andre Dias (Porto)

MONÇÃO
Treinador:  Avelino Chio
Mota
Teixeira
(Xoca, 57)
Miguel Sousa
Micael
Joao
(Stivan, 62)
Rocha
Dina
André Guedes
Paulo Almeida
Thomas
(Fabio, 62)
Marcio

TAIPAS
Treinador: Helder Batista
 Joao Nuno
João Paulo
Mara
Vitor
Neves
Dunio
Nelson
(Miguel, 60)
(Diego, 72)
Berto
Bruno Costa
Rui Abreu
(Ruben, 84)
Zezé

Ao intervalo: 0-0
Golos:  Zeze (58)
Amarelos: Joao (21) Rui Abreu (44) P. Almeida (61)
Vermelho: Miguel Sousa (83) Micael (90+4)

___________________________________________________________________
A.F.V.Castelo
Divisão de Honra

11ª. Jornada
Courense-Correlhã, 1-2
Moreira Lima-Castelense, 2-1
Vila Fria-Neves, 0-1
Campos-Lanheses, 1-0
Vila Franca-Cerveira, 0-2
Bertiandos-Valenciano, 0-5
Távora-Vitº. Piães, 5-1
Folgou: Paçô
,
_______________________________
1ª. Divisão
11ª. Jornada
Gandra-Atl. Arcos, 1-1
Chafé-Aguias Souto, 1-0
Atl.Caminha-Fachense, 1-1
Lanhelas-Raianos, 1-1
Perre-Moreira, 3-1
Arcozelo-Ancorense, 3-1
Vitº. Donas-Darquense, 1-4
Folgou: Castanheira,
__________________________
Juniores
10ª. Jornada
Paçô-Vianense, 2-2
Courense-Atl. Arcos, 1-3
Correlhã-Melgacense, 1-0
Moreira-Darquense, 4-1
Barroselas-Ancorense,
Cerveira-Lanheses, 5-1
Folgou: Barroselas

_____________________________
Campeonato de Juvenis 9ª. Jornada
Serie A
Cerveira-Torre, 1-2
Barroselas-Darquense, 5-0
Guilhadeses-Vianense, 1-0
Correlhã-Limianos, 2-3
Moreira-Venade, 10-1
Folga: P. Barca

Serie B
Vila Fria-Ancorense, 1-3
Monção-Valenciano, 2-1
Limianos-Neves, 4-1
Vianense A-Chafé, 3-0
Courense-Paçô, 2-3
Folga:Vitº. Piães,
_______________________________
Camp. De Iniciados – 10ª. Jornada
Serie A
Darquense-Chafé,3-1
Neves-Torre, 7-0
Ancora Praia-MeadelaB, 11-0
Luc. Sousa-Paçô, 1-6
Moreira-Limianos B, 1-0
Folga: Deucriste

Serie B
Vitº. Piães-Adecas, 2-2
Castelense-Torre B, 1-7
Meadela A-Melgacense, 4-0
Lanheses-Monção, 3-1
Cerveira-Correlhã, 2-0
Folga: Moreira Lima

Série C
Vianense B-Campos, 6-0
Limianos-Valenciano, 7-0
Paçô B-Perspetiva,0-10
Vila Fria-Guilhadeses, 0-4
Ponte Barca-Ancorense, 2-2
Folga: Alvarães
______________________________
Campeonato Veteranos Alto Minho
9ª. Jornada
Cardielos-Alvarães,3-2
Antas-Correlhã, 1-0
Darquense-Neves, 3-0
Fragoso-Âncora, 1-1
Cerveira-Vianense, 0-2
Lanheses-Deocriste, 2-0
Stª. Marta-P. Barca, 4-2
Valenciano-Campos, 2-4mianos-Valenciano, 7-0
Paçô B-Perspetiva,0-10
Vila Fria-Guilhadeses, 0-4
Ponte Barca-Ancorense, 2-2
Folga: Alvarães
______________________________
Campeonato Veteranos Alto Minho
9ª. Jornada
Cardielos-Alvarães,3-2
Antas-Correlhã, 1-0
Darquense-Neves, 3-0
Fragoso-Âncora, 1-1
Cerveira-Vianense, 0-2
Lanheses-Deucriste, 2-0
Stª. Marta-P. Barca, 4-2
Valenciano-Campos, 2-4