quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Chegou a factura.

Como dizia o Sclolari e o burro sou eu? Nem eu nem certamente nenhum Português anda a dormir nem é burro, daí que têm muitas dúvidas em relação aos partidos. Ou aos Políticos?
Como por exemplo, já não acredito nos Partidos, são todos iguais.
Eu digo que não, os Partidos uns mais que outros são todos Democráticos, o que não são iguais são os seus líderes. E todos aqueles que se servem da Política.
Alguns exemplos: a lei do rendimento mínimo, hoje reinserção social, esta ajuda existe em todos os Países. As baixas por doenças, o subsídio do desemprego.
Para estes exemplos ou algumas dúvidas, perguntam muitos Cidadãos, aquela ou aquele cidadão terá direito ao rendimento mínimo, aquela ou aquele Cidadão terá direito ao subsídio de doença, aquela ou aquele Cidadão terá direito ao subsídio de desemprego.
Tenho a certeza que a lei foi bem-feita, foi feita a pensar em tudo, para que nada faltasse aos cidadãos, e para que tivessem um mínimo de qualidade de vida, ou subsistência.
Depois tivemos os fundos da Comunidade Europeia, alguns exemplos:
Subsídios para a agricultura, subsídios para as empresas, para o comércio, para as pescas, para o ambiente para que fossem criadas condições, para uma boa qualidade de vida para as populações.
O que temos hoje, uma agricultura obsoleta, um comércio com dificuldades, a indústria a fechar portas todos os dias, a pesca muito pobre. Para estas questões também há perguntas, o que foi feito com esses dinheiros?
O ambiente: os recursos naturais as águas os rios e ribeiros os moinhos, a reflorestação dos montes o saneamento básico a água, as ruas e ciclo vias.
Muitas autarquias locais preocuparam-se com os seus habitantes, apresentando projectos com qualidade, fizeram muitas obras, foram persistentes e criativos, por isso souberam aproveitar as oportunidades que tiveram para criar condições de bem-estar aos seus habitantes. Entretanto, outros autarcas dormiram na cadeira do poder. Quantos hoje não lamentam a situação dos idosos, a situação dos jovens, enfim o que fizeram por eles?
E agora? Agora chegou a hora de ter de pagar a factura, e quem vai pagar? Os mesmos de sempre, que são todos aqueles que trabalharam durante toda a vida, que sempre pagaram os seus impostos, aqueles que pensavam que estavam a enriquecer o País, mas que afinal enriqueceram apenas alguns.
Agora eu pergunto, de quem foi a culpa? Foi de todos, minha e sua, de todos aqueles que fecharam os olhos e taparam os ouvidos, vimos e fechamos os olhos, ouvimos e não dizemos nada.
Agora já é tarde, agora é noite e já não se vê nada, está muito ruído, já nada se ouve.
Agora as ideias e os projectos já vem tarde, os montes arderam, os peixes morreram e a água está asecar nas fontes. Será que a Democracia também morreu?
Atenção que não procuro os responsáveis por esta situação, nem procuro respostas.
Não procuro, porque todos sabemos quem são. Como dizia o grande seleccionador: o burro sou eu? Ninguém é burro.

Sem comentários:

Enviar um comentário