o Partido Socialista depois de ter feito uma auscultação séria e bem ponderada à freguesia, decidiu preparar uma proposta, pensando nós ter sido bem concebida sendo que respeitava o interesse geral. esta mesma proposta não colheu interesse por parte do executivo na assembleia de freguesia de 29 de Abril de 2010.
No entanto o P S D já disse que a sede da junta de freguesia ia mudar para a escola de fonte grossa em Junho. O Partido socialista lamenta ter conhecimento desta notícia, por um órgão qualquer, e não pelo executivo no entanto espera que sejam feitas as obras para esse fim, não deve passar por uma simples pintura.
Esta tomada de posição por parte do Partido Socialista em publicar a proposta neste blogue, vem no sentido de que houve um comentário, que o Partido Socialista não apresentou nenhuma proposta, mas sim o P S D. o que é completamente falso.
Partido Socialista
Assembleia de Freguesia de
Santa Marta de Portuzelo
PROPOSTA
Cedência da “Escola Primária da Fonte Grossa”, da
“Escola Primária de Samonde” e da actual sede da
“Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo”
Santa Marta de Portuzelo é uma freguesia do concelho de Viana do Castelo com, aproximadamente, 4.000 habitantes e 3.000 alunos que frequentam as escolas do 1.º 2.º e 3.º ciclos, secundário e profissional.
Sendo uma freguesia com elevado número de jovens estudantes, residentes e não residentes, a necessidade de espaços de lazer torna-se indispensável. Não obstante, existe ainda um elevado número de pessoas idosas que, por não terem um centro de dia com capacidade para responder a todas as necessidades ficam em casa sozinhos e como alternativa procuram os cafés para convívio, leitura de periódicos, e até para fins lúdicos, com jogos de cartas, entre outros.
Sendo de facto, entre outros bens de primeira necessidade, o desporto, a cultura e o lazer um estimulo ao desenvolvimento psíquico e até uma terapia capaz de prevenir o envelhecimento precoce, pensamos que Santa Marta, ao dispor de três equipamentos como a Casa do Povo, a Escola Primária da Fonte Grossa e a Escola Primária de Samonde, goza de uma excelente oportunidade para promover hábitos de vida saudável, necessitando apenas de manter, e melhorar se possível, o que já existe a nível do desporto e criar programas culturais, ou apenas de entretenimento, que responda às necessidades desta numerosa população.
Face a esta breve exposição, propomos que as Escolas primárias da Fonte Grossa e de Samonde, agora disponíveis, possibilitem a resposta a esta necessidade cultural e social de Santa Marta.
A Escola Primária da Fonte Grossa, pelas suas características arquitectónicas, com 4 salas no rés-do-chão e 2 no primeiro andar, seria um espaço mais adequado à promoção e fruição da cultura e lazer. No entanto, tendo na última Assembleia de Freguesia sido apresentada a proposta e intenção em transferir a Junta de Freguesia para o respectivo edifício, Escola Primária da Fonte Grossa, alegando que seria mais fácil a sua manutenção e a rentabilização do edifício da actual Junta de Freguesia para cedência/aluguer à Escola Profissional, pensamos seriamente no assunto e tentamos reunir todos os interesses que sejam favoráveis aos Santamartenses. Analisada a situação decidimos propor o seguinte:
- Execução de uma inspecção técnica e um plano de intervenção para corrigir as patologias que o edifício apresenta;
- Execução das intervenções no edifício que permitam adequá-lo às necessárias e obrigatórias condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada;
- Afectação, no piso térreo, de:
- 1 Sala para leitura (livros, jornais, revistas, etc.);
- 1 Sala para entretenimento (xadrez, cartas, dominó, internet e/ou vídeo);
- 2 Salas para a sede da Junta de Freguesia;
- No primeiro piso, com menores condições de acessibilidade, afectação de:
- 1 Sala para os membros da oposição que compõem a assembleia de freguesia, permitindo assim a criação de um espaço próprio para reunião, apresentação e discussão dos problemas da freguesia;
- 1 Sala destinada a “Sala das Memórias”, onde pudesse ser arquivado e exposto o equipamento e materiais escolares que ficaram nas nossas memórias e que gostaríamos de preservar e transmitir às gerações vindouras;
Relativamente à Escola de Samonde, após análise cuidada das necessidades dos moradores daquele lugar, e de modo a criar um local de convívio e entretenimento, propomos a seguinte afectação dos espaços disponíveis:
- 1 Sala para leitura (livros, jornais, revistas, etc.);
- 1 Sala para entretenimento (xadrez, cartas, dominó e internet e/ou vídeo);
- 1 Sala para empréstimo à comissão de festas de Santa Tecla;
- 1 Sala para a Junta de Freguesia;
Ainda relativamente a este edifício, sugerimos a implementação de um expositor para colocação de informações de interesse para a freguesia e para o lugar (à semelhança do existente na sede da Junta de Freguesia).
Na actual sede da Junta de Freguesia, propomos que seja efectuada uma intervenção, de adaptação, para criação de um pequeno anfiteatro que possa ser disponibilizado à população da freguesia. Entendemos que não devemos pensar só na rentabilização do espaço, mas sim no interesse geral da freguesia.
A proposta agora apresentada, mesmo com as reduzidas verbas de que possamos dispor é perfeitamente exequível. Quanto ao pessoal que seria necessário afectar a estes espaços, poderíamos optar pela contratação de um técnico e pelo recurso a pessoas subsidiadas pelo centro de emprego, estagiários e outras situações, como por exemplo, voluntariado, contribuindo assim a população para a implementação das actividades culturais e sociais propostas.
Santa Marta de Portuzelo, 29 de Abril de 2010
Os elementos da bancada do Partido Socialista da
Assembleia de Freguesia de
Santa Marta de Portuzelo
___________________________________________
(Joaquim Antunes)
___________________________________________
(José Paredes)
___________________________________________
(Salomé Abreu)