terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Umas palavras à mediocridade de alguns.

Em Dezembro de 2010, conforme anunciei no jantar convívio por mim organizado que decorreu no restaurante Camelo no dia 3 de Dezembro, dei início a um blogue com o nome “Santa Marta Digital”.
Quando iniciei o blogue, defini que a sua existência serviria os Santamartenses na divulgação de informações de interesse geral, em todos os aspectos, com o objectivo de envolver a comunidade na sua promoção e actualização.
Mas, como em tudo na vida, e devido à natureza competitiva da espécie humana, sempre que alguém faz uma coisa aqui, outra pessoa logo corre a tentar fazer mais, ou melhor. Como sempre estive envolvido numa actividade que é praticamente regulada pela concorrência, da qual nunca tive medo, não me vão intimidar ou demover dos meus objectivos, por muito que algumas (muito poucas) pessoas tentem menosprezar este pequeno esforço com comentários menos próprios e, até, mesquinhos, e que só demonstram que a minha voz se está a fazer ouvir.
Em tempo oportuno, fiz um convite a todos os meus concidadãos Santamartenses, para que participassem na divulgação dos acontecimentos da nossa freguesia, tanto a nível social e desportivo, como religioso e até político, isentos de partidarismos, apenas pela transmissão da informação. Foram ainda convidados a divulgar problemas e carências que conheçam no seu bairro, na sua rua, nas suas casas.
Este trabalho tem um objectivo muito claro, o de ajudar os Santamartenses a melhorar a sua qualidade de vida. Ao contrário do que muitas vozes apregoam, a qualidade de vida não existe só porque se fala nela, existe quando os equipamentos e espaços que servem uma área lhe conferem essa qualidade, e pensando bem, e vendo bem, penso que é eticamente incorrecto apregoar uma coisa que não se tem na realidade.
Como deve ser do conhecimento de todos, na Constituição da República Portuguesa está consagrado o direito de igualdade entre os cidadãos, e como todos os que conhecem e respeitam o direito democrático, todo o Homem deve ser respeitado. Assim como vocês, eu também tenho conhecimento e respeito estes preceitos, pelo que a minha luta não é contra ninguém, mas a favor da igualdade de direitos e deveres e, acima de tudo, pela melhoria das condições de vida daqueles que me rodeiam.
Escrevi há pouco tempo num artigo neste blogue, que todos os assuntos aqui expostos foram já abordados por mim em sede própria, ou seja, nas Assembleias de Freguesia. Nada do que aqui exponho é desconhecido de ninguém, ou tem subjacente uma segunda intenção ou um ataque a alguém. Todos os problemas aqui expostos têm uma única intenção, que é a sua resolução, já que em sede própria, pouco ou nada se consegue resolver, assim como são poucas ou nenhumas as explicações que se conseguem obter acerca destes e de outros problemas.
Para aquele(s) que, não estando familiarizados ou não concordando com alguns direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa, nomeadamente o direito à liberdade de expressão e informação, o direito à capacidade civil e à cidadania, o direito à liberdade, o direito à reunião, entre outros, e que se sentem incomodados com os 50 ou 60 minutos que dedico a percorrer a freguesia para melhor conhecer os seus problemas, ou com o tempo que dedico ao convívio e troca de ideias com amigos que muito prezo, em locais públicos e perfeitamente visíveis e conhecidos, ou até com as minhas modestas intervenções nas assembleias de freguesia, tenho a dizer que não considero o meu tempo como perdido e não irei recuar em relação às minhas convicções. Considero ainda que, apesar de saber que estou a “remar contra a maré”, este tempo que consideram perdido tem trazido alguns benefícios a Santa Marta, ainda que pequenos e pontuais.
Voltando aos artigos por mim publicados neste blogue, e conforme facilmente se pode constatar pela sua consulta, além de documentar as necessidades da freguesia, que de outra forma cairiam no esquecimento, são publicados também artigos que documentam vários aspectos histórico-culturais da nossa comunidade. Um exemplo disso será o artigo que publiquei acerca dos Nichos das Alminhas do Purgatório. Também este trabalho, que pretendia ser um repositório de uma das características típicas e quase exclusivas desta zona do território português, foi alvo de críticas por parte das mesmas pessoas que, com alguma mesquinhes, tentam denegrir e diminuir tudo o que neste blogue é produzido. Fui também criticado pelo comentário que elaborei em relação à falta de respeito, que é do conhecimento de todos, a que o nosso cemitério é constantemente submetido. Apesar de ser um católico, praticante e assíduo, devo dizer que não é apenas por uma questão de crença religiosa que me preocupo com estas questões, mas acima de tudo, por uma questão de preservação do nosso património cultural, que está a pouco e pouco a ser esquecido e a desaparecer.
Quanto ao cemitério, preservemos a dignidade dos seus moradores e o respeito que lhes é merecido.
Se pensarmos um pouco, quase todos os políticos acima dos 50 anos de idade, bem como os seus amigos, estão bem colocados ou até bem reformados. Não pensem que invejo essa situação, pelo contrário, não me sentiria bem comigo próprio, sabendo que a minha condição teria dependido de, na maioria das vezes, passar por cima do mérito de outros com a ajuda de “amigos”. Ao contrário destas pessoas, sinto-me bem sabendo que durante toda a minha vida ajudei o meu país, pagando os meus impostos e cumprindo sempre todas as minhas obrigações, mesmo sabendo que outros não teriam o mesmo sentido de ética.
Hoje vemos os políticos, esses políticos que se governaram, a criticarem-se uns aos outros, mesmo sabendo que têm telhas de vidro. Além das telhas de vidro que ignoram, não consigo perceber qual o seu mérito quando nada fazem pelos pobres, pelos jovens ou pelos idosos.
Eu sei bem que os pobres são uma boa bandeira nas campanhas eleitorais, sei que os jovens desta geração têm que voltar a recorrer ao mesmo sistema a que os jovens da minha geração muitas vezes recorreram, a emigração. Sei também que os idosos, à semelhança do que tem vindo a acontecer desde há muitos anos, são despejados durante as férias na casa de familiares, e muitas vezes em corredores de hospitais e lares, que se transformam em verdadeiros corredores da morte, dado o esquecimento a que são votados.
Pergunto o que, em 37 anos de democracia, foi feito por estes políticos em relação a estes flagelos. Nada, a não ser pelos seus umbigos.
Que moral têm aqueles que escrevem certas barbaridades em comentários, ou em artigos de opinião, em que tentam dar lições de moral e avisos? A todos esses, que felizmente não passam de meia dúzia, sugiro que deixem de dividir e enganar a freguesia.
Lembrem-se que hoje, com pouco esforço, é possível conhecer a origem destes comentários, também é possível que se quebrem algumas telhas de vidro sem necessidade de um vento muito forte.
Como não pretendo com este modesto espaço de opinião, informação e divulgação, ser responsável por telhas partidas, fiz uma selecção de todos os comentários deixados por anónimos, passando a partir desta data a analisar todos os comentários antes de serem publicados. Aproveito ainda este meu desabafo para agradecer a todos os que, pretendendo contribuir para aumentar a qualidade de vida na nossa comunidade, utilizaram o meu blogue como meio de transmissão das suas preocupações, esperando poder continuar com a vossa ajuda e com os vossos comentários.
Para finalizar este comentário, lamento que pessoas que ocupam cargos de destaque na nossa freguesia, aceitem fazer parte e não digam que não à política nos blogues da freguesia. Não tentem enganar os Santamartenses. O futuro a Deus pertence e a razão e a verdade, mais cedo ou mais tarde, serão do conhecimento de todos.
Mantenham a vossa voz activa, comentem, partilhem as vossas preocupações em relação à comunidade.
Um abraço a todos.

12 comentários:

  1. Tinha prometido a mim mesmo, e falado contigo, que nao iria nunca comentar este blog, devido a nossa ligaçao, quer familiar, quer como um segundo Pai que sempre vi em ti. Desde que me conheço que sempre tive grande admiraçao, quer por ti, quer pelos Teus. Decidi comentar esta tua reflexao, nao como teu sobrinho, mas como Santamartense. Subscrevo todas as tuas palavras, que como sabes sao pensamentos meus. Esta Freguesia, tal como uma moeda, tem duas faces: os por eles, e contra eles. Nao me importo de ser nao do contra, mas daqueles que nao acenam com a cabeça por conveniencia, subserviencia e medo. Contrariamente ao que rezavam por ai, foste eleito com votos de Familiares teus, que te admiram e sentem orgulho no trabalho que tens desenvolvido. Tenho a certeza que a Freguesia perdeu muito com a Tua nao eleiçao como Presidente. O tempo provara o que digo. Nao tenhas receio de entrar nos cafes, de te sentar num qualquer banco de jardim, porque politica faz-se conversando e convivendo com todas as pessoas. Esses que tentam dividar para "reinar", nunca te conseguirao abater. Orgulho-me de ti, porque tal como eu, tens honra nos teus antepassados, e nem questoes politicas te levam a engolir desabafos de gente sem nivel, que DIZ QUE FAZ, mas que nada se lhes conhece de obra feita na Freguesia.
    Espero que continues com a mesma força e determinaçao.

    Pascoal Antunes

    ResponderEliminar
  2. Gostei do seu texto. Mas mais do que palavras contam os atos. Fui a uma assembleia de freguesia onde o Senhor Antunes se queixou que o Senhor Presidente da Junta nao lhe respondera a uma carta. Nessa mesma assembleia a esposa do Senhor Albano disse ao Senhor Presidente da Junta que ele ficara com dinheiro da Segurança Social para uma obra que agora nao me recordo. A constituiçao diz que nestes casos e necessario participar as autoridades. Pelo que vi o Senhor Presidente ficou calado. Se segue tanto a Constituiçao, deveria aplica-la.
    Pela transparencia.

    Um Santamartense

    ResponderEliminar
  3. Quem fala assim abertamente como aqui vi, so merece uma palavra: PARABENS. Confesso que em Santa Marta de Portuzelo, ouço muita gente falar e criticar, mas poucos com coragem de dizer o que pensam.
    Digo, e trabalhando numa fabrica com quase 100 pessoas, nesta Freguesia, mas mas residindo na Meadela, que ouço muitos comentarios sobre as pessoas desta Freguesia. E sobre o Senhor Antunes nao ouço ninguem o criticar, ninguem lhe apontar o que quer que seja. E que melhor elogio poderia ter senao o do sobrinho. Podem pensar, que sendo familiar e facil elogia-lo. Enganam-se: os maiores crriticos que temos, sao infelizmente familiares. Um Tio que le umas palavras dessas dum sobrinho, ainda por cima de uma pessoa como ha poucas na Freguesia, directo, humilde, sincero e que nao tem medo de dizer as verdades, deve sentir-se honrado.
    Do fundo do coraçao que afirmo isto, nao tenho nada com nenhum partido da politica, nem sou Santamartense, mas nao sei como se podem afirmar certas coisas, sabendo que ha tanta coisa ma nesta Freguesia.
    A.A

    ResponderEliminar
  4. Decerto que a pessoa que assim fala conhece muito bem todas as qualidades de alguns intervenientes deste blog ja que faz afirmações do fundo do coração. Contudo eu pergunto: já que não é santamartense mas apenas trabalha cá como pode ter tanta certesa dessas boas qualidades? Conhece assim tão bem todos os santamartenses para saber que ha poucos com essas qualidades? Não entendo como não sendo de cá pode afirmar com tanta certesa que ha poucas pessoas directas humildes e sinceras.

    ResponderEliminar
  5. Sei que o fundador deste blog é uma pessoa de bem, uma pessoa integra e honesta. Não devia ser tambem imparcial? se publica os comentarios onde é elogiado juntamente com familiares não devia tambem publicar os outros? Mais ainda se tiver em conta que esses comentarios não eram um insulto mas apenas a confirmaçao de que em santa marta existe ainda muita gente boa, não apenas meia duzia de pessoas.

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais um bem haja por este blog, já que aqui se fala de assuntos pertinentes que a todos informa e esclarece.
    Não posso contudo deixar de fazer um reparo... O ultimo comentario desiludiu-me. Estes elogios não deviam ser publicados já que quem priva com estas pessoas sabe que são pessoas honestas, como tantas outras que ha em santa marta e deixo tambem um repar á pessoa que escreveu o comentario. As pessoas deviam estra nas fabricas para trabalhar, não para comentar a vida alheia, seja para criticar ou elogiar. Não sigam o exemplo de alguns responsaveis de santa marta que em vez de fazer só falam.

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais, gostaria de agradecer a todos os que continuam a dar voz a Santa Marta, congratulando-me com o facto de não serem apenas os satamartenses a demonstrar a sua opinião.
    Em resposta a alguns comentários, gostaria de dizer, antes de mais, que respeito todas as opiniões, e que não devemos tirar conclusões precipitadas acerca de todas as palavras que são escritas.
    É verdade que foram pedidos a quem de direito esclarecimentos, nas assembleias de freguesia, acerca de várias situações que se nos apresentam como irregularidades. É também verdade que uma ou outra pessoa se manifesta nestas assembleias acerca destas mesmas situações.
    Como o caro comentador anónimo disse, e muito bem, somos obrigados pela constituição a denunciar todas as situações irregulares, cometidas por qualquer outro cidadão, mas esse é um dever de todos os cidadãos e não só de alguns. Caso não seja do conhecimento comum, foram solicitadas informações ao executivo da junta de freguesia que foram já respondidas, e cujos procedimentos legais que as permitirão esclarecer adequadamente estão já a ser ponderados. Não nos esqueçamos que não é com atitudes precipitadas que se resolvem as situações, mas sim recorrendo a formas legais.
    Relativamente aos restantes comentários, conheço bem os santamartenses e aquilo de que são capazes. Tive contacto com muitos santamartenses durante a preparação para as eleições anteriores e pude contar com a ajuda desinteressada de muitos. Sei que ainda hoje posso contar com a ajuda de muitos, porque sabem qual o meu objectivo, e é por isso que posso afirmar que há muitas pessoas de bem na nossa freguesia, pessoas honestas, sinceras e dedicadas.
    Posso também afirmar que conheço muitos moradores de outras freguesias, conheço as suas preocupações, e sei que não é por morar aqui, ou ali, que somos obrigados a desligar-nos da realidade que nos rodeia. Não nos esqueçamos que vivemos numa aldeia global, os tempos em que só se conhecia o nosso lugar, ou a nossa freguesia já lá vão, e é por isso que nos sentimos discriminados em relação a outras freguesias onde se respira qualidade de vida, onde as promessas eleitorais, embora menos ambiciosas, são cumpridas.
    Espero, sinceramente, poder continuar a contar com a ajuda de todos para expor opiniões construtivas, e que ajudem ao desenvolvimento da nossa freguesia.

    ResponderEliminar
  8. Queria deixar aqui uma mensagem, visto que não chega falarem da minha pessoa noutro blog, como parece que querem vir “destruir” este. Não conheço a pessoa que me elogiou, nem estou minimamente preocupado em saber quem foi. A minha vida não se resume a criticas, difamações e ataques. Na minha vida nunca ataquei ninguém, apenas me defendo dos ataques que me fazem.
    Tanto que não concordo com os comentários aqui presentes, que felizmente tenho amigos de todos os partidos, ate de outras religiões, e respeito-os a todos. Há muitas pessoas boas em Santa Marta felizmente. Centenas delas.
    Contudo o Senhor anónimo que afirma que o proprietário deste blog não deveria apenas comentar as coisas boas que dizem dele, mas também as mas deve saber que são enviadas coisas mas para este blog. A este anónimo, apenas lhe digo uma coisa: sinceridade, honestidade e humildade são felizmente atributos que me ensinaram e detenho. Por isso, digo-lhe por este meio, que eu próprio enviei uma mensagem para o blog “Por Santa Marta”, onde alguém pedia para eu afirmar o que tinha feito pela Freguesia, mas a azia deve ter sido de tal ordem, que nunca foi publicado. Mas eu, contrariamente a si, assinei o meu texto. Mas nem todos temos a mesma verticalidade perante a vida...

    Pascoal Antunes.

    ResponderEliminar
  9. Sou a pessoa que assinou como A. A. Em parte alguma do meu comentário afirmei que essas duas pessoas são as únicas boas da Freguesia. Conheço muita gente boa em sta Marta. E não sendo desta Freguesia conheço muitas pessoas. Que se disseram e dizem muitas coisas dizem, porque muitas pessoas amigas vivem nesta Freguesia, e parece que nesta Freguesia apenas as de uma cor são boas. Quanto aos dois anónimos que comentaram dizendo que devia trabalhar, digo-lhes que na hora que comentaram eu trabalhava. Talvez esses senhores não façam nada, mas eu faço. E quando o trabalho acaba sou livre de fazer o que quer que seja. E para terminar, tenho amigos bons em vários locais do Pais, e não vivo nessas localidades. Felicidades ao blog e a todos os habitantes da Freguesia.
    A.A

    ResponderEliminar
  10. Senhor/a A.A
    Para começar devo dizer-lhe que, apesar dessas iniciais, não deixa de ser tambem um anónimo.
    Digo tambem que felizmente nesta freguesia não são só as pessoas duma cor que são boas, embora deva concordar que alguns assim o pensem.
    Apesar desta freguesia ter uma politica local irregular e mal gerida, isto não quer dizer que não hajam pessoas capazes nesta ou noutra cor porque não é a cor que conta mas sim as pessoas que a ela aderem.
    Quero tambem dizer-lhe que não é o/a único/a que trabalha... Eu tambem o faço e os comentários que fiz foram feitos no meu dia de descanso, ou seja, no Domingo. A diferença é que o meu local de trabalho é para trabalhar, não para falar da vida alheia, a mim basta-me tratar da minha. Além disso é por se andar a comentar a vida pessoal das pessoas que algumas inimizades persistem, pois "quem conta um conto aumenta um ponto".
    Ao senhor Pascoal Antunes peço desculpa se feri a sua susceptibilidade, se o fiz foi sem intenção. Sei que é uma pessoa de bem que como diz tem verticalidade perante a vida. Pois acredite que eu tambem a tenho e mesmo sendo uma pessoa modesta tenho tambem outros valores dos quais não abdico.
    Se os textos vão anonimos nao e por não ser directo mas sim para evitar pressões para com a minha familia já que todos sabem como são vistas as pessoas doutra cor e seus familiares.
    E para terminar digo: apesar de tudo tenho orgulho de ser Santamartense.

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimo. O debate de ideias faz parte da democracia. Mas se o próprio menciona que não menciona a sua identidade “para evitar pressões para com a minha família já que todos sabem como são vistas as pessoas doutra cor e seus familiares” que lhe posso dizer? Apenas digo, que sendo eu de outra cor, não menosprezo os outros, apenas não concordo com muitas coisas que são feitas na Freguesia.
    Mas sei bem, e digo-o com conhecimento de causa que somos mesmo discriminados, criticados, etc. Mas o que vem de baixo não nos deve afectar, apenas unir e tornar mais fortes. Só me preocupa com o que vem de cima, Daquele que criou o céu e a terra.
    Pascoal Antunes.

    ResponderEliminar
  12. Senhores deste espaço. Constou-se estes dias que tem havido fugas de Gas no novo Centro Escolar, com as crianças, Professores e Empregados a terem de ser evacuados e terem de arejarem as salas todas. Tendo o meu filho no centro escolar, sera que posso estar sossegado?
    Um Pai atento.

    ResponderEliminar