quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nichos das Alminhas do Purgatório

Elementos de culto popular, as alminhas retratam uma época em que a Igreja pregava com insistência a existência de três patamares de vida das almas, para além da morte: o inferno, que simboliza a perdição irreversível, o céu, a salvação eterna, e o purgatório, uma espécie de local de purificação para as almas que, embora pecadoras, ainda podiam salvar-se.
Tudo indica que estes singelos monumentos de piedade religiosa, terão surgido na era Neolítica, embora em forma diferente, quando na consciência do homem raiou a preocupação do mistério da morte.
O certo é que os nichos de alminhas, quase todos de construção simples e pintura rudimentar, têm considerável valor etnográfico, na medida em que revelam o "ingénuo sentido artístico do povo, e a sua crença profunda no castigo divino".
Ainda hoje, nas nossas aldeias, são muitas as pessoas que deixam esmolas e colocam nos nichos velas ou lamparinas acesas, num gesto votivo de seculares tradições.
Visíveis mais no baixo e alto Minho, são hoje ainda obras de arte, que adornam e embelezam muitos dos nossos caminhos.
A imagem e a construção destas estruturas, continuam a manifestar uma grande simbologia de respeito e devoção pelo santo ali colocado.
Na nossa freguesia, à semelhança das freguesias dos concelhos do alto e baixo Minho, temos também alguns exemplares destas singelas obras de arte que devemos preservar, acautelando este património, que faz parte do nosso passado, da nossa história.
Deixo-vos umas fotografias de alguns exemplares destas obras de arte, que podemos encontrar na nossa freguesia. Como é possível ver nas fotos, muitas destas Alminhas são, ainda hoje, veneradas e embelezadas pelos seus proprietários ou devotos. Caso conheçam algumas Alminhas que gostassem de ver aqui adicionadas, de forma a manter um registo actual, terei todo o gosto em publicá-las também, bastando para isso enviar uma foto da mesma para o mail santamartadigital@gmail.com. Da mesma forma, e numa perspectiva de criar um registo mais detalhado, no caso de conhecerem a origem destas, ou de outras alminhas, enviem também para o mesmo mail a vossa sugestão.







4 comentários:

  1. Sr.Joaquim Em primeiro lugar felicito-o pela formação deste blog;depois pedir-lhe que não desista de nele expôr de forma clara o seu pensamento,bem assim como chamar a atenção para as coisas boas que se devem fazer,e simultaniamente criticar o que de mal se faz.Força prossiga o seu caminho ,não se intimide perante os que o tentam minimisar pela sua pouca formação académica;a esses responda apenas : metalurgicos,LULA-LECH WALESA,dois excelentes Presidentes.

    ResponderEliminar
  2. Santa Marta nao e um purgatorio ja passou a inferno. Quem nao e psd e diabo e os psd sao anjinhos. Nao sendo nem psd nem ps, sou aquilo que se chama ateu da politica. Estou farto de anjinhos e diabos. Volta comunismo.

    ResponderEliminar
  3. Os santamartenses vivem no purgatório...

    ResponderEliminar
  4. Ao Santa Marta Digital,quero dizer obrigado,por nos ter facultado a visão deste Património, em alguns casos secular,existente na freguesia.Pre ciosidades,que muitos de nós desconheciamos. Bem haja.

    ResponderEliminar