segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Caminhos de Santa Marta

O Santa Marta Digital, e de acordo com o Boletim Informativo da Junta de Freguesia, verificou que recentemente foi reparado/substituído o pavimento da Travessa das Lágrimas, que dá acesso apenas a campos de cultivo. Entendemos que, apesar de todos os caminhos merecerem o mesmo tratamento, há na freguesia casos muito mais prementes, de caminhos que não sofrem qualquer intervenção há muitos anos, deixados completamente ao abandono. Muitos caminhos, servindo apenas uma ou duas habitações, nunca sofreram qualquer intervenção de limpeza ou reparação, tornando-se totalmente intransitáveis. Casos há em que os caminhos são limpos a expensas dos próprios moradores, já que se assim não for, nem um veículo ligeiro lá consegue entrar, quanto mais uma ambulância numa situação de emergência.
Travessa das Lágrimas, recentemente pavimentada

Um destes casos, já abordado nas duas últimas assembleias de freguesia, é a travessa da Romé, como se pode constatar nas fotos abaixo. Esta travessa nunca foi limpa pela Junta de Freguesia e o seu piso, em dias de chuva, é intransitável, sendo só possível transitar a pé. Os familiares dos moradores desta travessa, confessam recear que, numa emergência, não seja possível socorrer os seus entes devido às más condições do acesso.
Também no início dessa mesma travessa, e desde há alguns anos, o Sr. José Rodrigues e sua esposa solicitam um ponto de luz à junta de freguesia. Neste momento, e após o falecimento do Sr. José Rodrigues, a sua esposa vive sozinha, tornando-se ainda mais necessário o ponto de luz que há tantos anos vêm solicitando.
Sabemos que é relativamente fácil a colocação do ponto de luz, desde que solicitado à entidade competente pela Junta de Freguesia, pelo que não se percebe qual o motivo desta “recusa”.
Perante casos destes, e confrontado com a dualidade de critérios na resolução dos problemas correntes da freguesia, não se percebe onde pára a tão publicitada “qualidade de vida”. Não se pense que este é o único caso de total esquecimento na nossa freguesia, há muitos mais, e o Santa Marta Digital está com os Santamartenses na sua divulgação.


Condições de acesso dos moradores da Travessa da Romé, em tempo relativamente seco.

4 comentários:

  1. De todas as Freguezias
    Santa Marta de Portuzelo
    Nao a outra com piores vias
    Nelas nem se anda de Camelo

    De vez em quando tapam buracos
    Num ou ou caminho
    Para isso e nessessario
    Ser amigo do padrinho

    Que fregezia tao prendada
    Parece um campo de guerra
    A vias tao minadas
    Por toda esta terra

    Ja vai para o quarto mandato
    E onde se viu alcatrao?
    Este povo e pacato
    Ou corriam o mandao

    Na rua de Portuzelo
    Arranjinho para o serralheiro
    Andava zangado o hoteleiro
    A ambos passou a mao no pelo

    Rua das laranjeiras
    Para alegrar o antigo prezidente
    Tambem deu para seu pai
    Ficaram os dois a mustrar o dente

    E a rua da Veiga
    Tal como a rua da lamela
    Porque e que as arranjarao
    Porque os moradores as pagaram

    Ca em cima no alto
    Parece o afeganistao
    Nao se anda de salto
    So montado em cima dum cao

    A caca da puçilga do camelo
    Vai parar toda a ria
    Na oposicao ninguem fala
    Ainda a quem se ria

    Saragoza, Tone Ze
    Fatima, Filipe e Mesquita
    Berto e Calceteiro
    Mas que grande cumandita

    ResponderEliminar
  2. O homem lá morreu,
    sem ter o poste da luz,
    isso aconteceu,
    porque é assim quem nos conduz!

    ResponderEliminar
  3. Devo dizer que não conheço os referidos caminhos, já que conheço Santa Marta só de passagem, contudo, depois de ver tão esclarecedoras fotos, fiquei a pensar: que junta de freguesia será esta, que deixa, em pleno século XXI, moradores com tão lamentáveis acessos? Deviam ter vergonha!!!

    ResponderEliminar
  4. Santa Marta está mal no que a mau estado de ruas-caminhos diz respeito;pois bem aqui vai a minha opinião:faça-se um levantamento geral da situaçáo ;analize-se,e a seguir estabeleça-se prioridades sérias.Eu sei que os tempos são de crise "financeira e outras"mas com luta e persistência junto da Camara se chegará a bom termo na resoluçao deste flagelo.Acabe-se com os biscates aqui e ali,ficam caros e não resolvem nada.Já agora fiscalize-se as valas que estão a ser efectuadas para colocação de tubagens por diversos operadores;e exija-se eficiente fecho das mesmas(que não sobrem paralelos9.

    ResponderEliminar