O "Santa Marta Digital" quis associar-se, ao convite feito pela Câmara municipal das comemorações dos 163 anos de Elevação de Viana a Cidade e do 3º ano da inauguração do novo edifício da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Criada em Fevereiro de 1888, a Biblioteca esteve instalada em vários edifícios ao longo dos 123 anos de existência. Com o crescimento no que toca ao número de leitores mas também no aumento do fundo bibliográfico que, cada vez mais, ganha valor, foi criado o primeiro edifício de raiz para a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Inaugurada em Janeiro de 2008, no arranque das comemorações dos 750 anos do Foral Afonsino, a nova biblioteca é uma obra de traço, do mais internacional dos Arquitectos nacionais, Álvaro Siza Vieira, e está inserida num conjunto edificado pensado e planeado pelo pai da Escola do Porto, o Arquitecto Fernando Távora.
Abriu o colóquio na sala Couto Viana o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, aludindo ao historial da biblioteca Municipal. A sala foi pequena para acolher todos os visitantes, ficando muitos em pé a assistir.
De seguida falou o Senhor Governador Civil de Viana do Castelo, agradecendo o convite e fazendo também um pequeno, mas rico comentário acerca da nossa cidade.
Na introdução ao colóquio agendado para aquela noite, foram apresentados os oradores pela voz do Bibliotecário Dr. Rui Viana, responsável pela Biblioteca de Viana do Castelo, que fez uma retrospectiva histórica da nossa biblioteca.
Deixo-vos de seguida uma breve descrição do percurso profissional dos oradores que nos honraram com a sua presença, e que partilharam com a assistência as suas experiências:
Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira.
Natural de Matosinhos, estudou Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949, sendo a sua primeira obra construída em 1954. Com um currículo muito rico e conhecido de todos, foi responsável pelo projecto da nossa Biblioteca.
Manuel de Queiroz.
Diplomado em Arquitectura pela escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1976. É desde 1987 Consultor da Direcção Geral do livro e das Bibliotecas para a rede Nacional de Bibliotecas Públicas Municipais.
Margarida Oleiro.
Licenciada em, História pela Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Pós-graduada em ciências documentais pela Faculdade de Letras de Lisboa desde 2007 Directora de serviços de Biblioteca da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.
Maria José Moura.
Licenciada em ciências Históricas e Filosóficas Arquivista Directora do serviço de Bibliotecas do I.P.L.B. Ministério da Cultura tendo elaborado e dirigido o programa da rede Nacional de Bibliotecas Públicas até 2006.condecorada com a ordem do mérito recebeu também em 1998 Amesterdão o Prémio internacional do livro por proposta da I.F.L.A.
Henrique Barreto Nunes.
Natural de Monção, a viver na cidade de Braga. Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Coimbra 1972 onde se diplomou com o curso de Bibliotecário Arquivista em 1974. É membro da comissão de Honra do plano Nacional de Leitura.
Foram destacados com títulos Honoríficos o Viana Taurino Clube pelos seus 100 anos completados em 2010, à Ronda Típica da Meadela pelos seus 50 anos, à Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca pelo seu trigésimo aniversário, e à delegação de Viana do Castelo da Cruz Vermelha pelo seu centenário em 2011.
Nesta cerimónia foi ainda atribuído o título de cidadão de honra ao Arquitecto Siza Vieira.
Arq.º Siza Vieira, homenagiado com o título de cidadão de honra da cidade
Dos temas abordados no colóquio, destaca-se a apresentação do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas Municipais e a sua evolução desde que foi implementado. Destaca-se ainda o testemunho do arquitecto Álvaro Siza Vieira, relativamente à implementação do programa na nossa nova biblioteca municipal. Foram testemunhos importantes e que tornaram perceptível a verdadeira dimensão e importância do papel que as bibliotecas municipais desempenham na nossa sociedade actual.
O "Santa Marta Digital" fica grato pelas experiências partilhadas e pela oportunidade que a Câmara Municipal nos deu, para que todos conheçam e saibam que a Arquitectura e as letras se aliam.
Vista geral da sala "Couto Viana", onde decorreu o colóquio