sábado, 31 de dezembro de 2011

Deputados de férias

Deputados cansados.
Criticam tanto a Presidente da Assembleia da Republica, em dar onze dias aos nossos Deputados de férias,diz que não tiveram descanso em Agosto eu até acho muito bem, então vejam só o esforço que fizeram até hoje, desde que tomaram posse, quantos cortes na despesa pública, quantos cortes nos vencimentos e reformas douradas, quantos cortes nos lucros dos bancos, que ainda á muito pouco tempo se dizia que os bancos tinham quatro Milhões de Euros por dia, não é por ano.
Onde está a coerência dos deputados? Está no partido muitos dos que estão ao lado deste governo ainda á pouco tempo diziam que eram contra os paraísos fiscais, defendiam a transparência dos dinheiros públicos, não aceitavam aumentos de nenhum imposto, não haveria cortes de nenhum dos subsídios,
  Hoje além de defenderem tudo isto, defendem os aumentos na saúde, cortes no ensino, só na saúde o governo prevê encaixar 200 milhões de Euros, isto meus amigos, é mais um convite a morrer, porque a saúde está cara, assim como os jovens foram convidados a imigrar, nós vamos ser convidados a morrer, antes da reforma.
Eu pergunto onde está o incentivo às pequenas e médias empresas, quantas dessas fecharam sem que nenhum destes políticos tenha feito alguma coisa, quantos milhares destas empresas, empregavam o casal mais 2 ou 3 funcionários, pois foram estas pequenas e medias empresas que sempre pagaram os seus impostos no seu Concelho, esses impostos não iam para Paraísos fiscais.
Em sentido contrário são ajudadas grandes empresas, multi nacionais e mesmo grandes empresas Portuguesas, que o dinheiro vai não sei para onde.
As grandes empresas estrangeiras, enquanto isto cá dava, souberam explorar os nossos trabalhadores, deixou de dar, fugiram.  
A EDP, empresa que segundo dizem dá muito lucro, foi vendida para a CHINA.
Para finalizar, este governo vai acabar com os centros Novas oportunidades, em contra partida vai criar uma escola para aprender o CHINÊS.
Agora, não acham que os nossos Deputados são escravizados trabalham muitas horas coitados.
Um bom ano para todos.


sábado, 24 de dezembro de 2011

Votos de um feliz Natal

Para todos os leitores deste blogue deixo os meus sinceros votos de um Santo e feliz Natal. Não vou falar dos velhinhos nem dos pobres, pois nestes dias são muito lembrados em vários jornais do país,
Faço votos para que todos se deixem influenciar por esta época Natalícia, não no campo material e consumista,  mas no campo sentimental, e possam olhar para o mundo de uma forma mais terna e misericordiosa. Que todos os corações possam bater ao compasso do amor. Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde e felicidade.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Maria da C. Fernandes Carvalhosa

FALECEU
Maria da Conceição Fernandes Carvalhosa com 70 anos de idade natural de Santa Marta de Portuzelo, residente na Travessa do senhor da Boa morte Nº 9 . O seu funeral realizou-se este Domingo  dia 18/12/2011 pelas 8:45 horas, saindo da capela de São Lázaro onde o seu corpo se encontrava  depositado, para a Igreja paroquial com missa de corpo presente.
O "santa Marta Digital" deseja nesta hora de dor e luto os mais sinceros sentimentos a toda a sua família.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Párocos da freguesia de Santa Marta de Portuzelo

Dia oito de Dezembro é o dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, celebração litúrgica que remonta ao século XVII.
Nossa senhora da Conceição foi considerada Padroeira de Portugal a partir do Reinado de D. João IV, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a 25 de Março de 1646. Tendo sido ainda o Papa Pio VI, em 25 de Março de 1936, que confirmou o seu título de Padroeira de Portugal.
Quero deixar neste espaço alguma informação respeitante a todos os Párocos que passaram pela nossa Paróquia, alguns nascidos em Santa Marta de Portuzelo. Agradecemos desde já à Igreja Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, pela informação prestada e também pela reflexão que aqui transcrevemos.
Aproveito para lembrar que no próximo domingo dia 11 de Dezembro, na Igreja Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, vai realizar-se um concerto musical a partir das 15h, protagonizado pelo grupo coral orientado pelo seminarista Ricardo Oliveira. Ficam desde já todos convidados a presenciar este momento.
OS PÁROCOS DE SANTA MARTA DE PORTUZELO
As famílias cristãs da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, tanto no passado como nos últimos anos, deram à Igreja vários sacerdotes.
Os mais velhos ainda recordam e falam dos saudosos padres José Joaquim Soares Borlido, pároco de Santa Marta de Portuzelo de Outubro de 1905 até fins de 1929, sucedendo-lhe a partir de Janeiro de 1930 até Agosto de 1932, o Padre Domingos Parente da Costa Soares. De Setembro de 1932 a Janeiro de 1933, assina os livros como pároco o sacerdote Manuel Gonçalves Borlido. A partir de fins de Janeiro desse mesmo ano até fins de Junho de 1937, o Padre Manuel Fernandes Lopes aparece como pároco de Santa Marta. Nesse mesmo mês, começa o seu trabalho pastoral nesta freguesia o Padre António Joaquim Gonçalves da Torre, sendo substituído dois meses depois, em Setembro desse ano de 1937, pelo saudoso Padre Agostinho José Luís de Brito que esteve à frente dos destinos pastorais desta comunidade até aos primeiros dias de Janeiro de 1976,  isto é 39 anos e  5 meses depois da tomada de posse, quando foi nomeado pároco o Padre Antonino Eugénio Fernandes Dias. Em Setembro de 1983, o Padre Adelino Fernandes de Sousa substitui o então pároco, nomeado nessa data Reitor do Seminário diocesano de Viana do Castelo (Seminário de São Teotónio, em Monção) e actualmente bispo de Portalegre-Castelo Branco. O Padre Adelino ficou até Setembro de 1990, ocasião em que o então bispo de Viana do castelo, Dom Armindo Lopes Coelho nomeou pároco o Padre Valdemiro Barreiros Domingues que tomou posse a 21 de Outubro desse mesmo ano e ainda continua à frente dos destinos pastorais da comunidade paroquial.
Resumindo, nos últimos 100 anos foram os seguintes, os Párocos de Santa Marta de Portuzelo:
1º) Padre Joaquim Soares Borlido: Outubro de 1905 a Dezembro de 1929 (24 anos e 2 meses);
2º) Padre Domingos Parente da Costa Soares: Janeiro de 1930 a Agosto de 1932 (2 anos e 8 meses);
3º) Padre Manuel Gonçalves Borlido: Setembro de 1932 a Janeiro de 1933 (5 meses);
4º) Padre Manuel Fernandes Lopes: Janeiro de 1933 a Junho de 1937 (4 anos e meio);
5º) Padre António Joaquim Gonçalves da Torre: Junho de 1937 a Setembro do mesmo ano (3 a 4 meses);
6º) Padre Agostinho José Luís de Brito: Setembro de 1937 a Janeiro de 1976 (39 anos e 5 meses);
7º) Padre Antonino Eugénio Fernandes Dias: Janeiro de 1976 a Agosto de 1983 (7 anos e 8 meses);
8º) Padre Adelino Fernandes de Sousa: Setembro de 1983 a Setembro de 1990 (7 anos);
9º) Padre Valdemiro Barreiros Domingues: Outubro de 1990  a ...

Por aqui passaram ainda, na segunda metade do século XX, alguns “Vigários Coadjutores” a quem muitos dos vivos devem a formação cristã. Foram eles que lhes administraram alguns sacramentos e lhes deram a catequese. No tempo do Padre Agostinho de Brito colaboraram com ele os sobrinhos Agostinho Amoedo e José Luís Alves, bem como os jovens sacerdotes Manuel Artur da Cunha Pereira e José Rodrigues Afonso.

De Santa Marta de Portuzelo, neste período, também saíram vários sacerdotes, dos quais ainda há 10 vivos a trabalhar em diversas paróquias da diocese e mesmo fora de Portugal.
Este ano temos a alegria de comemorar os 60 anos de ordenação sacerdotal de dois filhos desta terra: Padre Manuel Moreira Gonçalves de Carvalho e  Padre José de Jesus Soares Ribeiro. O primeiro nasceu a 1 de Setembro de 1922, filho de Domingos João Moreira de Carvalho e de Maria Rosalina de Carvalho, residentes no lugar de Portuzelo, tendo sido baptizado aos 8 dias do mesmo mês de Setembro. A ordenação sacerdotal foi-lhe conferida a 7 de Julho de 1946. Durante mais de 59 anos foi pároco de Seixas (Caminha) e também de Vilar de Mouros. Actualmente reside na Casa Sacerdotal, em Darque.

O Padre José Ribeiro nasceu a 14 de Abril de 1921, filho de José Afonso Ribeiro Júnior e de Ana Parente da Costa Soares, residentes no lugar de Santa Martinha, desta freguesia de Santa Marta de Portuzelo, tendo sido baptizado aos 23 de Abril do referido ano. Pároco de Barroselas há mais de 25 anos, onde continua a viver e a trabalhar, passou antes por Ganfei (Valença), Mazarefes e África. Foi ordenado sacerdote a 21 de Julho de 1946.
As missas novas destes dois sacerdotes foram a 29 de Julho do referido ano de 1946, na igreja paroquial de Santa Marta de Portuzelo, onde ambos tinham sido baptizados.

Este ano de 2006, além de comemorarmos os 60 anos de sacerdócio dos dois já referidos ilustres filhos desta freguesia, também celebramos as Bodas de Ouro sacerdotais do Padre José Fernandes Moreno do Couto, nascido a 9 de Junho de 1932, baptizado a 19 do mesmo mês e ordenado presbítero aos 8 de Julho de 1956.A sua “Missa Nova” foi celebrada na igreja paroquial da sua terra: Santa Marta de Portuzelo, no dia litúrgico da padroeira a 29 de julho de 1956. Filho de António Joaquim Fernandes Moreno do Couto e de Marta das Dores Fernandes de Mesquita Paredes, residentes no lugar da Fonte Grossa, o Padre Moreno começou o seu trabalho pastoral na freguesia do Lindoso (Ponte da Barca) onde esteve..... anos. De lá transitou para São Romão do Neiva (Viana do Castelo) a..... de 19...., onde continua a sua missão sacerdotal. Durante vários anos exerceu a missão de Arcipreste de Viana do Castelo (..... ...) e membro do Conselho Presbiteral. Ultimamente também foi nomeado, pelo Bispo Diocesano Dom José Augusto Pedreira, director da recém inaugurada Casa Sacerdotal, junto ao Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
Temos ainda mais alguns sacerdotes espalhados pela Diocese e nascidos de famílias residentes em Santa Marta de Portuzelo, a saber:

o   Padre José de Oliveira Rodrigues Freire, nascido aos 22 de Maio de 1928 e ordenado sacerdote a 15 de Agosto de 1953. É pároco de Venade, Argela e Azevedo (Caminha).
o   Padre José Borlido de Carvalho Arieiro, nascido a 26 de Junho de 1931 e ordenado sacerdote a 15 Agosto de 1954. É pároco de Guilhadezes, Souto e Tabaçô (arcos de Valdevez).
o   Padre Manuel Parente Pereira, nascido a 27 de Outubro de 1946 e ordenado sacerdote aos 15 de Agosto de 1969. Além de trabalhar na redacção do jornal “Notícias de Viana” é pároco de Mazarefes (Viana do Castelo).
o   Padre José Luís Esteves do Couto, nascido a 4 de Maio de 1952 foi ordenado sacerdote a 23 de Julho de 1978. Actualmente é professor de Educação Moral e Religiosa Católica e pároco de Vila Franca do Lima (Viana do Castelo).
o   Padre José Domingos de Oliveira Gomes, nascido a 23 de Agosto de 1973 e ordenado sacerdote a 26 de Julho de 1998. É pároco de Lanhelas, Vilar de Mouros e Seixas (Caminha).
o   Padre Eduardo Jorge Martins Parente, nascido a 7 de Dezembro de 1974 e ordenado a 31 de Janeiro de 1999, na nossa igreja paroquial de Santa Marta de Portuzelo. É pároco de Crasto, Boivães, Grovelas e Ruivos (Ponte da Barca).
o   Padre José Gonzalvez Araújo, nascido a 21 de Fevereiro de 1974 e ordenado sacerdote a 21 de Dezembro de 1957, na congregação dos Carmelitas. Actualmente pertence ao clero secular e é pároco em Cádiz (Espanha). Com ligações fortes à nossa paróquia de Santa Marta de Portuzelo temos Monsenhor Sérgio Augusto Gonçalves Pereira, nascido a 2 de Junho de 1931, em Barbeita (Monção) e ordenado sacerdote a 22 de Dezembro de 1956. Este ano celebra também as Bodas de Ouro sacerdotais. Além de ter trabalhado nos primórdios do Colégio do Minho, na direcção do “Notícias de Viana” e da construção do Seminário Diocesano, foi capelão do exército e da Marinha, passando vários anos em missões por África e outros Continentes. Nos últimos anos colabora com o pároco de Santa Marta em todos os trabalhos pastorais.

Além destes sacerdotes ligados à freguesia ou com origem em famílias de Santa Marta de Portuzelo, para o futuro próximo contamos com mais um seminarista que se encontra neste momento a estagiar na Freguesia da Meadela.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Como é possivel

Como é possível:
Sócrates, ministérios com carros de luxo, secretários de estado em abundância, vencimentos altos, freeport, canudo de engenharia duvidoso, enfim e um sem número de coisas que foram ditas.
Não ponho o pescoço por ninguém, nem sou testemunha de ninguém, começo a não acreditar em ninguém, e certamente as abstenções advêm daí.
Mas afinal os carros topo de gama ou de luxo continuam, porque segundo diz este governo é um contrato do outro governo. Se fosse eu, uma vêz ter dito na campanha eleitoral que ia cortar nas mordomias, por uma questão de respeito pelo eleitorado e ética, cessava com esses contratos e não me desculpava com ninguém.
No entanto o povo já se habituou a ouvir desculpas passadas a anteriores governos, mas neste caso do passa culpas, também nas autarquias acontece o mesmo, por exemplo também se diz nas freguesias que problemas de funcionários e problemas com moradores já vem do outro executivo, que foram problemas herdados.
Gostava que todos fizessem um esforço de memória, e me digam que o Cavaco foi um dos maiores responsáveis pelo que se está a passar no nosso país, com as pescas, as grandes empresas, a agricultura, enfim, e um sem número de decisões que foram a contento da Alemanha da França e outras.
Nos BPN's quem estava na retaguarda? Sempre os mesmos! quantos milhões saíram deste banco? Quem estava metido nesse banco, todos sabemos quem era e quantos eram, agora vão pedir uma saída para a banca, reclama-se uma reestruturação para a banca. Quem vai pagar, e quem tem culpa se eu gerir mal a minha empresa, é o contribuinte? Pois na banca deveria ser da mesma forma, ela é que tinha que se reestruturar.
Agora vejam quantos foram chamados á justiça, e sempre aqueles que não querem entregar o taxo a mais ninguém. Vejam quantos tachos têm muitos autarcas à custa da política, quantos amigos e familiares.
Este governo criou o livro verde para as juntas de freguesia, cortes cegos são aniquiladas todos os direitos dos cidadãos, direitos adquiridos ao longo de dezenas de anos, como é possível querer mexer num assunto destes sem que o povo seja consultado. Entendo que o estado em nada vai ser beneficiado com esta medida, a não ser atacar os presidentes de junta que sempre estiveram ao lado dos seus fregueses, sempre pelo melhor.
Vou falar um pouco dos que se perfilam para as próximas eleições. Oferecem-se para tudo entregam-se de corpo e alma, também dizem que estão prontos para fazerem o que as pessoas entenderem, estão sempre na linha da frente.
Quando se está com fome do poder, nunca dá em bom resultado
Como diz o ditado, nunca te ofereças mas sim espera que te convidem.
J. P. Antunes