Decorreu esta sexta-feira, dia 29 de Abril, a segunda aula de Luís Gonzaga, sobre Astronomia, astrofísica, física, química, cosmologia, fissão nuclear controlada e descontrolada e outras energias, física e mecânica quântica, meio ambiente e outros saberes. Enquanto iam chegando os “alunos”, foi servido a todos, pelo próprio Luís Gonzaga um vinho que o mesmo teve a amabilidade de trazer.
Na sequência da primeira aula, foram revistos alguns conceitos básicos dados na aula anterior, sendo que após este preludio, passou a explicar de uma forma bastante explicita a forma como a gravidade afecta o tempo. Como exemplo foi provado que um ser humano que na terra viva 70 anos no espaço viveria cerca de 17740 anos (dado que a gravidade no espaço e muito inferior a da terra. Isso porque no espaço o coração bate menos vezes, mas a mente humana demora muito mais a responder...
Seguidamente falou na relatividade do tempo de Isaac Newton, onde o mesmo ficou celebre quando provou que um relógio numa torre não conta o mesmo tempo dum relógio a uma cota inferior.
Foi depois abordada a teoria da relatividade restrita, onde mencionou que nada pode alcançar a velocidade da luz. Exemplificando provou que um homem na terra com 70 anos, se vivesse a velocidade da luz viveria 4900000 anos, ou seja, 70000 vezes mais. Portanto, todas as partículas que possuem massa, nunca conseguem atingir a velocidade da luz. A velocidade da luz não varia, quer a que provem do sol para a terra, quer aquela que a terra reflecte de volta.
Passou então para a explicação daquilo que conhecemos por força da gravidade. Sendo a mesma invisível, sabemos no entanto que a força gravitacional terrestre e 6 vezes superior a da lua, logo um indivíduo que pese 60 kg na terra, em solo lunar pesa 10 kg. Mas em Júpiter, com uma gravidade superior à da terra, o mesmo homem de 60 kg pesaria 150 kg (2,5 vezes o seu peso).
Deu ainda uma breve explicação sobre o acelerador de partículas e sua importância no desenvolvimento da ciência, e falou sobre os 5 segredos que ainda nunca foram desvendados pela ciência:
1- Gravidade quântica
2- Salto gravitico
3- Matéria negra
4- Energia negra
5- Anti-materia
A energia negra, sendo repulsiva, atira as galáxias para longe, sendo a matéria negra o oposto, ou seja atractiva, mas tendo 8 vezes menos força, faz com que haja um distanciamento das galáxias.
Abordou seguidamente algumas curiosidades científicas, como o Fotao (raio de luz). O sol envia diariamente 70 Toneladas de fotoes, ou seja, o sol vai perdendo peso, e a terra aumentando, não só pelos fotoes enviados, mas ainda pelos pedaços de cometas e poeiras cósmicas que caem diariamente na terra.
Outra curiosidade foi saber que um ser humano que habite na zona do Equador e que pese 80Kg, se for viver para um dos pólos, pesara mais meio Kg, dado que devido ao nosso planeta ser achatado nos pólos, fica mais perto do centro da terra.
Finalizando a aula, abordou o momento da ocorrência do Big Bang, afirmando que na altura foi criado um espaço quadrimensional. Esse espaço era formado por:
1- Comprimento
2- Altura
3- Largura
4- Tempo
Com um simples exemplo, mostrou como o tempo e a dimensão mais importante.
No final dedicou algum tempo para responder a questões que lhe fossem colocadas, mas a forma simples e eficaz como explica as matérias não deixaram duvidas a quem esteve presente.
O Santamartadigital congratula o Senhor Luís Gonzaga pela amabilidade e pela disposição em partilhar o seu conhecimento com todos aqueles que não só o admiram, mas que gostam de compreender os segredos da criação e do universo.
A 3ª aula esta prevista para o mês de Maio, e o Santamartadigital deixa já o convite a que mais pessoas assistam as mesmas.
Um Bem-haja ao Senhor Luís Gonzaga.