Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. Ou mesmo a tentativa de suprimir informação e a opinião.
A repressão política é típica de regimes de força como o autoritarismo, o absolutismo, as ditaduras militares e o totalitarismo.
Para nos garantir estas condições de liberdade, e a sua consequente responsabilidade, foi necessário haver a revolução de Abril, com ela a constituição da República Portuguesa, que ainda hoje vigora e se mantém em vigor.
Ficam apenas alguns pontos de artigos da nossa constituição:
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
3. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informado sem impedimentos nem discriminações.
4. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo, ou forma de censura.
5. Todos os cidadãos têm o direito de tomar parte na vida política e na direcção dos assuntos públicos do País, directamente ou por de representantes livremente eleitos.
Sem comentários:
Enviar um comentário