sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Faleceu (Conceição dos Anjos)

Faleceu Conceição dos Anjos Correia Gomes com 84 anos de idade, o seu foneral foi  realizado hoje sexta feira pelas 11 horas, com missa de corpo presente.
O "Santa Marta Digital"deseja expressar as suas condolências à família nesta hora de luto e dor. 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Faleceu o Doutor Oliveira e Silva

Alberto Marques de Oliveira e Silva, militante Nº1 e fundador do Partido Socialista em Viana do Castelo, faleceu esta quinta feira, dia 10 de Fevereiro de 2011, encontrando-se o seu corpo na igreja da Misericórdia.
No currículo deste tão ilustre Vianense contam-se diversos cargos na vida social e política. Foi Ministro da Administração Interna, Deputado Municipal, Presidente da Assembleia Municipal de Viana do Castelo e Governador Civil de Viana do Castelo.
Ultimamente era provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.
Oliveira e Silva foi casado com a Doutora Deusa Monteiro de Oliveira e Silva, que era também conhecida por muitos Santamartenses, tendo dado aulas na Escola da Fonte Grossa, na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, se não me falha a memória na década de sessenta.
O funeral deste ilustre Vianense realiza-se esta sexta feira pelas 16 H 
O Santa Marta Digital quer nesta hora dificil, apresentar as suas condolências a todos os seus familiares e amigos.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Comentário Anónimo do dia 30/01/2011

Não me revendo no comentário anónino do dia 30/01/2011, e indo contra os princípios que me levaram a criar este Blogue, quero pedir as minhas desculpas, mas depois de muita ponderação, acabei por retirar o dito, uma vez que se tratava de conteúdo algo ofensivo.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Caminhos de Santa Marta

O Santa Marta Digital, e de acordo com o Boletim Informativo da Junta de Freguesia, verificou que recentemente foi reparado/substituído o pavimento da Travessa das Lágrimas, que dá acesso apenas a campos de cultivo. Entendemos que, apesar de todos os caminhos merecerem o mesmo tratamento, há na freguesia casos muito mais prementes, de caminhos que não sofrem qualquer intervenção há muitos anos, deixados completamente ao abandono. Muitos caminhos, servindo apenas uma ou duas habitações, nunca sofreram qualquer intervenção de limpeza ou reparação, tornando-se totalmente intransitáveis. Casos há em que os caminhos são limpos a expensas dos próprios moradores, já que se assim não for, nem um veículo ligeiro lá consegue entrar, quanto mais uma ambulância numa situação de emergência.
Travessa das Lágrimas, recentemente pavimentada

Um destes casos, já abordado nas duas últimas assembleias de freguesia, é a travessa da Romé, como se pode constatar nas fotos abaixo. Esta travessa nunca foi limpa pela Junta de Freguesia e o seu piso, em dias de chuva, é intransitável, sendo só possível transitar a pé. Os familiares dos moradores desta travessa, confessam recear que, numa emergência, não seja possível socorrer os seus entes devido às más condições do acesso.
Também no início dessa mesma travessa, e desde há alguns anos, o Sr. José Rodrigues e sua esposa solicitam um ponto de luz à junta de freguesia. Neste momento, e após o falecimento do Sr. José Rodrigues, a sua esposa vive sozinha, tornando-se ainda mais necessário o ponto de luz que há tantos anos vêm solicitando.
Sabemos que é relativamente fácil a colocação do ponto de luz, desde que solicitado à entidade competente pela Junta de Freguesia, pelo que não se percebe qual o motivo desta “recusa”.
Perante casos destes, e confrontado com a dualidade de critérios na resolução dos problemas correntes da freguesia, não se percebe onde pára a tão publicitada “qualidade de vida”. Não se pense que este é o único caso de total esquecimento na nossa freguesia, há muitos mais, e o Santa Marta Digital está com os Santamartenses na sua divulgação.


Condições de acesso dos moradores da Travessa da Romé, em tempo relativamente seco.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Faleceu a "Tininha do Sales"

Faleceu Albertina Martins Gomes com 88 anos de idade, será realizado o seu foneral hoje Domingo pelas 16,30H.
O "Santa Marta Digital" deseja expressar as suas condolências à família nesta hora de luto e dor.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Loteamento do Moreno - Ecopontos

Neste loteamento, com já alguns anos de existência, e como em todos os loteamentos recentes, existem contentores para deposição de resíduos com destino a valorização, os conhecidos ecopontos.
Originalmente, e até à pouco tempo, estes ecopontos estavam localizados junto a um lote de terreno ainda vazio, sem qualquer construção. Como estes contentores são equipamentos que deveriam ser fixos, qualquer intenção de construção no referido lote vazio teria, obrigatoriamente, que ter em conta a presença dos ecopontos.
Recentemente, e sem razão ou explicação aparente, os ecopontos foram deslocados para junto de uma habitação desse mesmo loteamento. Interrogo-me se esta deslocação seria assim de tão urgente e extrema importância. Qual o motivo que teria levado a que um conjunto de contentores, com uma volumetria considerável, fosse movido de um local onde não incomodava ninguém, para a frente de uma habitação que já lá existe há muitos anos?
O “Santa Marta Digital” foi ao local verificar esta insólita deslocação dos contentores, pois realmente não se percebe qual a razão que levou a esta alteração.
O “Santa Marta Digital” gostaria de ver a situação reposta, uma vez que não é a vontade de um determinado morador(a) que prevalece em relação a todo o loteamento, ou em última análise, a toda a freguesia, mas sim a vontade do povo, que bem ou mal, elegeu o seu representante.
Acredito que o nosso representante, o mesmo que ordenou a retirada do entulho que poluía os passeios desse mesmo loteamento, vai ordenar também a colocação dos contentores no local de onde não deveriam ter saído, já que foi também este representante que ordenou a sua deslocação.
Localização actual dos ecopontos


Localização inicial dos ecopontos, junto a um lote de terreno vazio.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bancada do Partido Socialista

Para que não haja más interpretações, a bancada do Partido Socialista disse na tomada de posse qual seria a sua posição na assembleia de Freguesia.
Portanto por mais artigos de opinião ou comentários que se façam, e que apareçam, não me vão fazer desistir dos meus princípios.
Posso dizer que tudo o que tem sido publicado no Santa Marta Digital, já foi falado no local próprio, que é a assembleia de Freguesia, sendo que alguns foram falados duas vezes.
Não trabalho por objectivos nem em competição com ninguém, mas sim para respeitar todos os Santamartenses.
Pensamento: Quem não se torna árvore que produz fruto, tornar-se -á em galho para a fornalha (D.L. Moody).
Rancor é o que advém de um sentimento de inferioridade.
José Ortega Ygasse.